Notícias
SME oferece 250 vagas para curso Projeto Portas Abertas: Português para Imigrantes
A formação será on-line e acontecerá entre os dias 25 de abril e 30 de maio; inscrições são feitas mediante manifestação de interesse em dar aulas no Projeto Abertas
Publicado em: 14/04/2023 16h37 | Atualizado em: 18/04/2023A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo realiza o curso “Projeto Portas Abertas: Português para Imigrantes” para formar educadores da Rede Municipal para docência de Língua Portuguesa aos migrantes que vivem em São Paulo. Serão oferecidas 250 vagas distribuídas em 5 turmas e as atividades acontecem de 25 de abril a 30 de maio.
Podem participar Professores de Educação Infantil, Professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental I e Professor de Ensino Fundamental II e Médio. A formação possui carga horária total de 20 horas, sendo 12 horas à distância, 8 horas de atividades síncronas e 2 horas presenciais.
As inscrições serão automáticas, mediante indicação das Divisões Pedagógicas (DIPEDs), das Diretorias Regionais de Educação. Os interessados que manifestarem, previamente, interesse em ministrar o Projeto Portas Abertas: Português para Imigrantes serão selecionados mediante contato com as DIPEDs.
Alguns dos objetivos são compreender procedimentos metodológicos do ensino de língua portuguesa para imigrantes, contribuir para o fortalecimento da cidadania e acesso aos serviços públicos, bem como inserção na cultura brasileira, trocar experiências de vivências cotidianas nos diversos contextos educacionais na cidade de São Paulo; entre outros.
Confira o cronograma:
1º Encontro Síncrono – 25/04 19 às 21h | 27/04 9 às 11h
– Apresentação do Projeto Portas Abertas: Português para Imigrantes e do CRAI (Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes):
– Relações culturais, fluxos migratórios.
– Panorama da migração no mundo e no Brasil.
– Política migratória nacional em São Paulo.
2º Encontro Síncrono – 02/05 19 às 21h | 04/05 às 11h
Apresentação da Coordenação de Políticas para Imigrantes e Promoção do Trabalho Decente – Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (CPMig – SMDHC).
– Serviços públicos disponíveis aos imigrantes da Cidade de São Paulo;
– Políticas da cidade de São Paulo; mecanismos de participação.
3º Encontro Síncrono – 09/05 19 às 21h | 11/05 às 11h
Apresentação sobre o ensino de português como língua de acolhimento para migrantes.
4º Encontro Presencial – 15 a 19/05
Práticas pedagógicas do “Portas Abertas” na Rede Municipal de Ensino. Apresentação de professores/as que já atuam no projeto nos territórios.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Professores podem se inscrever para processo seletivo de ensino línguas nos CELPs localizados nos CEUs
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura inaugura o CEU Rei Pelé e EMEF Ruth de Souza, com estrutura sustentável que vai evitar enchentes e reutilizar água da chuva
Secretaria Municipal de Educação
Theatro Municipal de São Paulo vai oferecer espetáculos gratuitos nos CEUS
Secretaria Municipal de Educação
Escola estufa do CEU Caminho do Mar é requalificada pelo Programa Sampa+Rural
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
EMEF Duque de Caxias recebe músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira para pocket show e apresentação do grupo de estudantes de Canto Coral
Secretaria Municipal de Educação
Professores da Rede Municipal participam de formações do Programa #Tamojunto, 3ª edição, com metodologia para prevenção ao uso de drogas
Relacionadas

Torneio de Pique Bandeira no SESC Interlagos
Publicado em: 20/10/2015 6h26 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

CEU Vila Rubi – Programação de outubro de 2015
Publicado em: 20/10/2015 4h12 - em CEU e COCEU

CEFAI da DRE Guaianases publica revista
Publicado em: 20/10/2015 1h41 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

DRE PJ realiza café da manhã coletivo para celebrar o Dia dos Professores
Publicado em: 20/10/2015 1h12 - em Diretoria Regional de Educação Pirituba

Evento no Parque do Ibirapuera comemorou os 80 anos da Educação Infantil Paulistana
Publicado em: 19/10/2015 5h08 - em Educação Infantil