Notícias
SME oferece 200 vagas para professores da rede municipal realizarem o curso “Projeto Portas Abertas: Português para Imigrantes”
As inscrições online começam nesta segunda-feira (18), a partir das 14h; a formação será na modalidade à distância
Publicado em: 15/03/2024 16h26 | Atualizado em: 18/03/2024
A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio da Divisão de Currículo – Núcleo de Educação para Relações Étnicos Raciais, em parceria com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, promoverá o curso “Projeto Portas Abertas: Português para Imigrantes” com foco na formação de professores que tenham interessem em atuar no projeto após a formação.
Serão oferecidas 200 vagas para os professores da Rede Municipal de Ensino, serão 4 turmas com 50 vagas cada. As inscrições começam nesta segunda-feira (18), a partir das 14h, e vão até às 14h do dia 25/03. Serão priorizadas as inscrições de servidores das escolas participantes do Projeto Portas Abertas. É necessário efetuar login com e-mail institucional da Microsoft (@sme.prefeitura.sp.gov.br).
A formação é na modalidade à distância. As aulas acontecerão no ambiente virtual de aprendizagem pela plataforma Teams. A carga horária total é de 20h, sendo 12h a distância e 8h em aulas síncronas. Podem participar Professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Médio.
Entre os objetivos do curso está formar educadores da rede municipal para docência de língua portuguesa aos imigrantes que vivem em São Paulo; contribuir para o fortalecimento da cidadania e acesso aos serviços públicos, bem como inserção a cultura brasileira, e compreender procedimentos metodológicos do ensino de língua portuguesa para esse público.
Os participantes deverão realizar a atividade obrigatória que será construir um plano de aula para uma turma de 20 estudantes do nível básico do curso Português para Imigrantes. Para receber certificação é necessário conceito P ou S pela participação e envolvimento, 100% de frequência, entrega e aprovação da atividade obrigatória.
Havendo vagas remanescentes poderão ser contemplados os seguintes cargos como público-alvo: Assistente de Diretor de Escola, Assistente Técnico de Educação I, Auxiliar Técnico de Educação, Coordenador Pedagógico, Diretor de Escola e Serviços Técnicos Educacionais.
Veja, abaixo, as turmas, datas e horários dos encontros síncronos:
Turmas 1 e 2
Dias: 2, 9, 16 e 23 de abril, das 19h às 21h
Turmas 3 e 4
Dias: 4, 11, 18, e 26 de abril, das 9h às 11h.
Clique aqui e acesse o formulário de inscrição.
Confira a publicação no Diário Oficial da Cidade de São Paulo.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Educavest tem participação de 70% de estudantes em 1º simulado
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
Classificação final de professores para contratação em Educação Bilíngue para Surdos
Diretoria Regional de Educação Guaianases
Cônsul-geral da Bélgica visita CELP no Polo de Formação Água Azul
Secretaria Municipal de Educação
SME abre processo seletivo de diretores e coordenadores pedagógicos para as EMEFs dos novos CEUs
Secretaria Municipal de Educação
“Nós queremos caminhar junto com esses diretores”, afirma secretária executiva pedagógica
Secretaria Municipal de Educação
Academia Estudantil de Letras completa 20 anos com homenagem na Câmara Municipal
Relacionadas

Educavest tem participação de 70% de estudantes em 1º simulado
Publicado em: 30/05/2025 4h38 - em Secretaria Municipal de Educação

Classificação final de professores para contratação em Educação Bilíngue para Surdos
Publicado em: 30/05/2025 11h05 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Cônsul-geral da Bélgica visita CELP no Polo de Formação Água Azul
Publicado em: 29/05/2025 3h33 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

SME abre processo seletivo de diretores e coordenadores pedagógicos para as EMEFs dos novos CEUs
Publicado em: 28/05/2025 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

“Nós queremos caminhar junto com esses diretores”, afirma secretária executiva pedagógica
Publicado em: 28/05/2025 10h00 - em Secretaria Municipal de Educação