Notícias

SME lança Programa de Cooperação em Pesquisa

Ação visa fomentar a pesquisa a partir da aproximação de acadêmicos com os problemas que desafiam a gestão municipal

Publicado em: 23/07/2018 12h40 | Atualizado em: 30/11/2020

cooperacao_740x430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação lançou na última terça-feira, 26 de junho, na Biblioteca Municipal Alceu Amoroso Lima, o Programa de Cooperação em Pesquisa. A iniciativa, realizada em parceria com a UNESCO, visa fomentar a pesquisa a partir da aproximação de acadêmicos com os problemas que desafiam a gestão municipal, de forma a contribuir com a melhoria da educação pública na cidade de São Paulo.

A ação será baseada no conceito de Ciência Aberta na Educação, que parte de métodos abertos e colaborativos. Os temas de desafios propostos para os pesquisadores são Educação Integral, Avaliação do Aprendizado, Recuperação Paralela e Evasão e Absenteísmo docente.

O Secretário Municipal de Educação, Alexandre Schneider, disse que este é um processo permanente e que busca aproximar a academia da gestão pública. “É interessante a gente poder fazer uma pesquisa que de alguma forma vai influenciar o desenho de uma política pública, uma mudança de rumo”, observou Schneider, enfatizando que a SME está comprometida em deixar seus dados abertos para estudo e pesquisa, além de produzir materiais com código aberto para que qualquer município ou instituição possa utilizar livremente.

Para a Coordenadora do Setor de Educação da UNESCO no Brasil, Maria Rebeca Otero, a intenção é aproximar um pouco mais a academia e os estudos e pesquisas que são desenvolvidos na área da Educação à gestão pública. “Hoje em dia, muitas instituições acadêmicas se colocam de uma forma que só observa o problema. A iniciativa que estamos fazendo junto com a Secretaria Municipal de Educação tem a intenção de chamar os acadêmicos para nos ajudar a enfrentar esses desafios”, completou Otero.

A partir dos princípios da Ciência Aberta, que é pautada em metodologia, acesso, dados e códigos abertos e no fomento à participação de pares e participação cidadã, os grupos selecionados serão financiados para desenvolver projetos de pesquisa que respondam aos desafios priorizados pela SME em cada um dos ciclos de fomento. Ao longo do processo, serão proporcionados encontros entre os pesquisadores e gestores municipais e, ao final, seus resultados serão divulgados em um Seminário e em Cadernos de Pesquisa.

Pesquisadores ou centros de pesquisa interessados em participar voluntariamente da colaboração deverão enviar um e-mail ao Pátio Digital: Acesse este link para saber mais sobre o Programa de Cooperação em Pesquisa.

Confira a galeria de imagem do evento. 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de duas cozinheiras uniformizadas de branco e toca no cabelo oferecem o prato de refeição para uma criança pequena.

Valorização e reconhecimento marcam o Dia da Cozinheira nas unidades educacionais da Rede Municipal

Publicado em: 10/05/2025 9h01 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de uma mulher negra, coma imagem de u um CEU de fundo.

Estão abertas as inscrições para professores interessados em atuar nos novos CEUs EMEFs em 2025

Publicado em: 09/05/2025 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Bebês e crianças de 0 a 3 anos têm vagas garantidas em creches municipais de São Paulo

Publicado em: 09/05/2025 4h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Ação Na Pista Certa

Maio Amarelo: Escolas Municipais participam de ações para segurança no trânsito

Publicado em: 09/05/2025 3h13 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo

Piscina Ceu Paraisópolis

Espaço Aquático do CEU Paraisópolis é entregue revitalizado com investimento superior a R$ 14 milhões

Publicado em: 08/05/2025 3h35 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

1 30 31 32 33 34 1.546