Notícias

SME inicia atividades da IV Mostra Cultural Novembro Negro

Tema gerador das atividades deste ano é o escritor carioca Lima Barreto e sua obra.

Publicado em: 04/09/2018 15h52 | Atualizado em: 30/11/2020

IV_Mostra_Novembro_Negro_740_x_430.jpg

O Museu da Imagem e do Som (MIS) sediou nesta sexta-feira, 27 de outubro, a abertura da IV Mostra Cultural Novembro Negro nos CEUs. O evento contou com a palestra da Prof.ª Dr.ª Lilia Moritz Schwarcz, historiadora e autora do livro biográfico ‘‘Lima Barreto: triste visionário’’.

A ação marca o início das atividades do Novembro Negro, iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (SME) com o apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), que pretende valorizar as influências culturais de matriz africana para a formação da cultura brasileira, além de promover o debate acerca das diferentes manifestações culturais que envolvem a nossa cultura. Neste ano o tema gerador das atividades é o escritor carioca Lima Barreto e sua obra.

A abertura contou com a presença da Coordenadora da Coordenadoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação (SME) Leila Barbosa Oliva. Em sua fala, destacou a importância de valorizar personalidades negras que fazem parte da história cultural do Brasil. “Acreditamos que a invisibilidade das minorias, especialmente falando da negritude do nosso país, deve ser combatida, e uma das formas de acabarmos com esta invisibilidade é trazendo luz e conhecendo cada vez mais personagens importantes da nossa história que são negros”, enfatiza Leila.

A Diretora do Núcleo de Educação Étnico-Racial, Vera Lúcia Benedito, falou da importância de dar luz ao trabalho do escritor. “Eu não estudei Lima Barreto na minha graduação, fui descobrindo o Lima Barreto por meio da militância cultural, nos anos 80, e encontrei uma pessoa fantástica. Perceber que ele escreveu há tantos anos e ver que seu conteúdo ainda reverbera. Ele era uma pessoa fantástica e que vive dentro de nós com o que escreveu. Mas o mais interessante é que a vida dele é marcada por um período muito transformador da história brasileira, ele nasceu sete anos antes da abolição da escravatura e faleceu meses depois da realização da Semana de Arte Moderna em São Paulo”, disse Vera.

A palestrante Lilia Moritz Schwarcz falou sobre a sua pesquisa que resultou no livro “Lima Barreto: triste visionário”. A autora mostrou o mergulho que fez na obra de Afonso Henriques de Lima Barreto, a partir do seu olhar de antropólogico e historiador, durante mais de 10 anos. Citou livros e contos do escritor carioca, mostrando as relações entre contexto biográfico e sua criação literária que, por muitas vezes, professava suas ideias políticas e sociais à frente de seu tempo, com críticas contundentes ao racismo, que sentiu na própria pele, e outras mazelas crônicas da sociedade brasileira.

Acesse a galeria de fotos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Educadores participam de uma visita mediada ao Museu Judaico de São Paulo. O grupo está reunido em uma sala iluminada por janelas amplas, onde há painéis coloridos com rostos históricos e uma parede com a pergunta “O que é ser judeu?”, acompanhada de retratos digitais e textos explicativos. Um mediador do museu conduz a atividade, enquanto os participantes observam com atenção.

Curso promove diálogo entre escola e Museu Judaico para fortalecer práticas antirracistas

Publicado em: 06/06/2025 5h11 - em Secretaria Municipal de Educação

Sme Na Virada Ods

 Secretaria Municipal de Educação participa da 4ª Virada ODS

Publicado em: 06/06/2025 11h14 - em Secretaria Municipal de Educação

Cronograma Programa Aprimorando Saberes

Conheça o Programa de Desenvolvimento Profissional de Gestores Escolares

Publicado em: 05/06/2025 8h38 - em Secretaria Municipal de Educação

Mosaico de fotografia com diferentes momentos dos encontros feitos pela SME com diretores de escola e DREs

Secretaria cumpre rodada de reunião com cada um dos 25 diretores

Publicado em: 04/06/2025 2h58 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de jovens repórteres. Equipes faraão a cobertura da Virada ODS.

Mais de 600 jovens repórteres do programa Imprensa Jovem farão cobertura da 4ª Virada ODS

Publicado em: 03/06/2025 6h11 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.524