Notícias

SME e Sociedade Vegetariana Brasileira promovem curso sobre cardápio escolar sustentável

Formação online visa reduzir impactos ambientais da alimentação escolar

Publicado em: 03/10/2023 15h37 | Atualizado em: 03/10/2023
banner Cardápio Escola Sustentável (2)

A Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo, em parceria com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB), oferece um curso online com o objetivo de promover um cardápio escolar sustentável. A iniciativa faz parte dos esforços da cidade para reduzir os impactos ambientais da alimentação escolar e está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e com o Plano de Ação Climática do Município de São Paulo 2020-2050 (PlanClima SP).

A formação intitulada “Cardápio Escolar Sustentável” foi desenvolvida pela Coordenadoria de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (CODAE/SME) em conjunto com a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). Seu principal objetivo é promover a redução das pegadas de carbono, hídrica e ecológica associadas à produção de alimentos, através da implementação de pratos à base de vegetais no cardápio escolar, ampliação da compra de alimentos da agricultura familiar e redução do desperdício de alimentos.

A formação está aberta a toda a equipe da cozinha escolar, bem como a membros da comunidade escolar, incluindo nutricionistas, gestores, educadores e mães GAEs (Guardiãs da Alimentação Escolar). Ela será conduzida de forma 100% online e gratuita, com a concessão de um Certificado de Participação para aqueles que concluírem com êxito os 7 módulos do curso.

Os módulos abordarão diversas temáticas relacionadas à alimentação escolar sustentável e contarão com a participação de convidados especiais, incluindo agricultores familiares, chefs e empreendedores sociais. Além disso, os participantes terão a oportunidade de aprender receitas que promovem uma alimentação escolar mais sustentável, como pratos à base de vegetais e alimentos produzidos localmente.

O Módulo 1, intitulado “Boas-vindas e Conheça o Cardápio Escolar Sustentável,” já está disponível na plataforma e pode ser acessado pelos interessados. Os demais módulos serão lançados semanalmente, e os participantes têm até 30 de novembro para concluir todas as atividades.

Como se inscrever:

  1. Todos os participantes devem se cadastrar gratuitamente na plataforma Eduzz 
  2. Após o cadastro do seu email, CPF e senha, clique para acessar o curso Nutror 
  3. Assista aos vídeos dos 7 módulos, que serão lançados semanalmente, conforme o cronograma, e responda uma questão para cada módulo, na própria plataforma.

Veja o vídeo do tutorial de inscrição e caso não tenha e-mail, assista o tutorial de como criar o seu email.

Saiba mais informações na página do curso Cardápio Escolar Sustentável

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estudantes em uma sala de aula com uniforme da Prefeitura

SME publica normas para a atribuição de profissionais da educação em 2026

Publicado em: 10/12/2025 7h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Mostra antirracista transforma EMEI Antonio Bento em espaço de celebração e resistência

Mostra antirracista transforma EMEI Antonio Bento em espaço de celebração e resistência

Publicado em: 09/12/2025 1h30 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Secretaria Municipal da Educação lança versão impressa do documento “Conhecer para Proteger: enfrentando a violência na primeira infância”
Projeto “Nhandecy – A Terra é Nossa Mãe” valoriza povos indígenas e sustentabilidade na EMEF Maria Aparecida Rodrigues Cintra

Projeto “Nhandecy – A Terra é Nossa Mãe” valoriza povos indígenas e sustentabilidade na EMEF Maria Aparecida Rodrigues Cintra

Publicado em: 08/12/2025 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

CEU Carrão recebeu o 8º Seminário de Educação Integral da DRE Penha

CEU Carrão recebeu o 8º Seminário de Educação Integral da DRE Penha

Publicado em: 08/12/2025 4h20 - em Diretoria Regional de Educação Penha

«1 2 3 1.609