Notícias
SME e Escola do Parlamento oferecem 260 vagas para Pós- Graduação em Educação Antirracista
A formação é gratuita, na modalidade aperfeiçoamento, para profissionais da Rede Municipal de Ensino; inscrições estão abertas até 1º de março
Publicado em: 18/02/2022 16h54 | Atualizado em: 18/02/2022
A Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Escola do Parlamento promove a Pós-Graduação “Liderança Educativa para a Equidade Racial: Gestão e Práticas Pedagógicas em perspectiva antirracista”, na modalidade aperfeiçoamento. Serão oferecidas 260 vagas para o curso, contemplando 65 escolas municipais, com carga horária de 200 horas e atividades em regime híbrido. As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas até o dia 1º de março.
O processo seletivo para a pós-graduação é destinado aos profissionais da carreira do magistério municipal de São Paulo e que estejam em efetivo exercício de suas funções docentes nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) ou nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFMs). Também está entre os requisitos ter comprovação de conclusão de curso superior – bacharelado, licenciatura ou tecnólogo – até 31 de janeiro de 2022. As inscrições podem ser feitas até dia 1º de março, às 23h 59min, de modo exclusivamente on-line.
O curso faz parte do Programa de Pós-Graduação “Poder Legislativo: interfaces contemporâneas” e tem como objetivo formar professores e gestores das escolas municipais para que possam ampliar, aprofundar e aprimorar seus conhecimentos no campo da liderança educativa para a educação das relações raciais e educação antirracista.
As atividades remotas serão realizadas na plataforma Zoom, no período noturno, às segundas-feiras, das 18h às 21h. E as atividades presenciais acontecerão na Câmara Municipal de São Paulo, localizada no Viaduto Jacareí, nº 100, Bela Vista, ou em local indicado previamente pela Escola do Parlamento.
Saiba mais
Cada escola poderá inscrever um Grupo de Trabalho e Referência (GTR), composto por profissionais que atuam na mesma unidade escolar e com a participação de quatro integrantes titulares e dois suplentes, na seguinte conformidade:
– No mínimo um e no máximo dois profissionais da equipe gestora da unidade escolar;
– No mínimo dois e no máximo três e professores em efetivo exercício de regência de classe;
– Um suplente da equipe gestora da unidade escolar;
– Um suplente dentre os regentes em efetivo exercício de regência de classe.
Veja os procedimentos que cada integrante do GTR deve adotar para realizar a inscrição, acessando o edital de credenciamento na página da Escola do Parlamento.
Para mais informações, acesse o site da Escola do Parlamento.
O início das aulas está previsto para o final do mês de março. Será conferido certificado de curso de aperfeiçoamento para os participantes aprovados, com êxito, em todos os componentes curriculares e que fizerem submissão de versão preliminar de artigo acadêmico.
Notícias Mais Recentes
CEU e COCEU
Inscrições abertas para atuação temporária durante a próxima edição do Recreio nas Férias
Informática Educativa
Secretário destaca talento dos estudantes em Seminário e Mostra de Tecnologias no CEU Rei Pelé
CEU e COCEU
III Festival Rainhas do Tabuleiro celebra protagonismo feminino no xadrez escolar
Bom de Prova
Rumo ao SARESP: Confira dicas para ir bem nas provas de Português e Matemática
Diretoria Regional de Educação Penha
Projeto Educa Verde mobiliza comunidade escolar da DRE Penha em ação ambiental com arrecadação de tampas e lacres
Secretaria Municipal de Educação
Olho na COP 30: Estudantes da Rede Municipal de São Paulo são homenageados por produções sobre sustentabilidade
Relacionadas
Inscrições abertas para atuação temporária durante a próxima edição do Recreio nas Férias
Publicado em: 06/11/2025 5h15 - em CEU e COCEU
Secretário destaca talento dos estudantes em Seminário e Mostra de Tecnologias no CEU Rei Pelé
Publicado em: 06/11/2025 12h58 - em Informática Educativa
III Festival Rainhas do Tabuleiro celebra protagonismo feminino no xadrez escolar
Publicado em: 06/11/2025 12h10 - em CEU e COCEU
Rumo ao SARESP: Confira dicas para ir bem nas provas de Português e Matemática
Publicado em: 06/11/2025 10h32 - em Bom de Prova
Projeto Educa Verde mobiliza comunidade escolar da DRE Penha em ação ambiental com arrecadação de tampas e lacres
Publicado em: 05/11/2025 5h30 - em Diretoria Regional de Educação Penha