Notícias
SME e Escola do Parlamento oferecem 260 vagas para Pós- Graduação em Educação Antirracista
A formação é gratuita, na modalidade aperfeiçoamento, para profissionais da Rede Municipal de Ensino; inscrições estão abertas até 1º de março
Publicado em: 18/02/2022 16h54 | Atualizado em: 18/02/2022
A Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Escola do Parlamento promove a Pós-Graduação “Liderança Educativa para a Equidade Racial: Gestão e Práticas Pedagógicas em perspectiva antirracista”, na modalidade aperfeiçoamento. Serão oferecidas 260 vagas para o curso, contemplando 65 escolas municipais, com carga horária de 200 horas e atividades em regime híbrido. As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas até o dia 1º de março.
O processo seletivo para a pós-graduação é destinado aos profissionais da carreira do magistério municipal de São Paulo e que estejam em efetivo exercício de suas funções docentes nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) ou nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental e Médio (EMEFMs). Também está entre os requisitos ter comprovação de conclusão de curso superior – bacharelado, licenciatura ou tecnólogo – até 31 de janeiro de 2022. As inscrições podem ser feitas até dia 1º de março, às 23h 59min, de modo exclusivamente on-line.
O curso faz parte do Programa de Pós-Graduação “Poder Legislativo: interfaces contemporâneas” e tem como objetivo formar professores e gestores das escolas municipais para que possam ampliar, aprofundar e aprimorar seus conhecimentos no campo da liderança educativa para a educação das relações raciais e educação antirracista.
As atividades remotas serão realizadas na plataforma Zoom, no período noturno, às segundas-feiras, das 18h às 21h. E as atividades presenciais acontecerão na Câmara Municipal de São Paulo, localizada no Viaduto Jacareí, nº 100, Bela Vista, ou em local indicado previamente pela Escola do Parlamento.
Saiba mais
Cada escola poderá inscrever um Grupo de Trabalho e Referência (GTR), composto por profissionais que atuam na mesma unidade escolar e com a participação de quatro integrantes titulares e dois suplentes, na seguinte conformidade:
– No mínimo um e no máximo dois profissionais da equipe gestora da unidade escolar;
– No mínimo dois e no máximo três e professores em efetivo exercício de regência de classe;
– Um suplente da equipe gestora da unidade escolar;
– Um suplente dentre os regentes em efetivo exercício de regência de classe.
Veja os procedimentos que cada integrante do GTR deve adotar para realizar a inscrição, acessando o edital de credenciamento na página da Escola do Parlamento.
Para mais informações, acesse o site da Escola do Parlamento.
O início das aulas está previsto para o final do mês de março. Será conferido certificado de curso de aperfeiçoamento para os participantes aprovados, com êxito, em todos os componentes curriculares e que fizerem submissão de versão preliminar de artigo acadêmico.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Educação Municipal destaca ações de sustentabilidade em seminário sobre energia fotovoltaica
Diretoria Regional de Educação Itaquera
Abelhas aproximam estudantes da ciência e do meio ambiente
Secretaria Municipal de Educação
Curso sobre liderança e gestão escolar segue com inscrições abertas para profissionais da SME
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Grêmios Estudantis apresentam propostas para fortalecer direitos da criança e do adolescente
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para o 16º Prêmio CET de Educação de Trânsito
Secretaria Municipal de Educação
SME abre inscrição de cadastro de reserva para Serviço Técnico Educacional
Relacionadas
SME abre inscrição de cadastro de reserva para Serviço Técnico Educacional
Publicado em: 02/06/2026 12h14 - em Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação entrega mais de 354 mil cestas básicas para as famílias de estudantes em vulnerabilidade social
Publicado em: 01/06/2026 5h32 - em Secretaria Municipal de Educação
Seminário JA – Rede que Alfabetiza – promove diálogo sobre o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e sobre práticas de alfabetização da Rede Municipal
Publicado em: 01/06/2026 1h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Inspirada na Copa do Mundo, escola cria “Copa dos Pensadores” para ensinar matemática
Publicado em: 01/06/2026 9h00 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé
Prefeitura transforma em lei programa de bonificação para mais de 69 mil profissionais da rede conveniada de educação
Publicado em: 29/05/2026 6h42 - em Secretaria Municipal de Educação