Notícias

Série “Mídia Criança” – “Blog para Educação Infantil, uma construção colaborativa”

Criação e manutenção de blogs sob uma perspectiva pedagógica

Publicado em: 28/08/2017 16h33 | Atualizado em: 30/11/2020

serie_midia_crianca_740_x_430.jpg

Em reunião com representantes da Diretoria Regional de Educação (DRE) Itaquera, Diretores e Coordenadores de Centros de Educação Infantil (CEI) e Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) da região apresentaram a constatação de que precisariam melhorar a comunicação com as famílias.

Em vista desse fato, o Núcleo de Educomunicação da Secretaria Municipal de Educação (SME), a convite da DRE Itaquera, iniciou no dia 27 de julho o curso Blog na Educação Infantil, uma Construção Colaborativa”. Para a professora Maria Miquelino, da Divisão Pedagógica da DRE Itaquera, “o blog pode estreitar as relações entre escola e as famílias e ajuda a valorizar a educação infantil na comunidade”.

No curso serão apresentados aspectos para tonar o blog um canal eficiente de comunicação com a comunidade. Além disso, serão apresentadas estratégias para aprimorar a divulgação de informações que orientem os pais e as famílias e que tornem o blog em um recurso de veiculação de atividades e projetos desenvolvidos pelas professoras e professores.

“Ao criar um blog, temos que evitar conversarmos apenas com nós mesmos. É importante conhecer as necessidades da comunidade para que o blog veicule conteúdos de interesse não só para educadores, mas, principalmente, para as famílias”, observa o Coordenador do Núcleo de Educomunicação da SME, Carlos Lima.

Ouça as expectativas dos participantes no 1º encontro.

Dialogo sobre Blog na Educação Infantil – Parte 1  

Dialogo sobre Blog na Educação Infantil – Parte 2

Dados sobre o cardápio da semana, Projeto Politico Pedagógico (PPP), Calendário Escolar, Orientações aos Pais, endereço e horário de atendimento foram apontados como elementos importantes e que poderiam ajudar as famílias a saberem mais sobre a rotina da unidade educacional. Conceição Alves Santos, mãe de uma criança de uma CEI, considera importante informações sobre “Achados e Perdidos”. De acordo com a mãe, “as crianças no último período começam a guardar seus pertences após o sono. Nesses momentos, confusões podem ocorrer”. Ela sugere que o blog poderia ter um espaço para ajudar a solucionar essas ocorrências.

“O blog, numa perspectiva educomunicativa, prevê a construção colaborativa e o desenvolvimento de conteúdo entre gestores, família e educadores. Os educadores poderão criar matérias para divulgar suas atividades e projetos para as famílias”, conta Carlos Lima. A professora Daniela Maia, da EMEI Cel. Manuel Soares Neiva, explica que o blog traduz, por meio de vídeos, poesias, relatos, textos, documentos e links, imagens do dia-a-dia da escola. Segundo a professora, “é por meio do blog que o professor e a professora podem criar redes, relatarem suas práticas e pesquisas e conectarem-se com o mundo. Para as crianças, é mais uma bela oportunidade de levar a escola pra casa. Um blog cria pontes, abre portas e compartilha saberes. O blog, especialmente para o professor e professora de Educação Infantil, é um parceiro, um companheiro de viagem. É um portfólio digital, que aproxima as famílias e a comunidade da escola, suas práticas e concepções”.

Além da formação sobre a linguagem de Blog, o curso contará com a participação de representante da equipe do Portal SME, que apresentará aspectos de comunicação institucional e de professoras que irão compartilhar suas experiências com blog e mídias sociais na Educação Infantil.

Leia também

Série “Mídia Criança” – Clic! A fotografia sob o olhar da criança

Série “Mídia Criança” – Mídias Sociais na Educação Infantil – EMEI Nelson Mandela

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de um rapaz, dos olhos para baixo. Ele está escrevendo em uma agenda. Ao fundo há um computador portátil e uma planta desfocados.

IFSP recebe inscrições para especialização em Educação Profissional e Tecnológica

Publicado em: 21/06/2022 2h18 - em Secretaria Municipal de Educação

Junho Migrante - diversos retratos de crianças com a imagem de um mapa do mundo

SME promove o Junho Migrante com rodas de conversa sobre migração

Publicado em: 21/06/2022 12h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia fragmentada mostra 3 pares de pés, todos com o pé esquerdo no chão e o direito pouco levantado. No tornozelo direito da pessoa que está no meio há uma tornozeleira para dança de origem indígena, as pessoas que estão nas extremidades têm uma tornozeleira feita de material reciclável.

SME reúne relatos de práticas pedagógicas sobre histórias e culturas indígenas

Publicado em: 20/06/2022 4h12 - em Secretaria Municipal de Educação

Sobre um fundo verde, um mapa da cidade de São Paulo e os dizeres: Curriculo da Cidade, Considerações do Conselho Municipal de Educação de São Paulo

Conselho Municipal emite parecer sobre o Currículo da Cidade

Publicado em: 15/06/2022 3h02 - em Conselho Municipal de Educação

Fotografia de um garoto adolescente sentado em uma escada e mexendo no celular

Estudantes participam do Projeto “Sou Adolescente, e agora?”

Publicado em: 15/06/2022 12h52 - em Secretaria Municipal de Educação

1 247 248 249 250 251 1.500