Notícias

SME promove o Junho Migrante com rodas de conversa sobre migração

Encontros vão discutir acolhimento na Educação Infantil e desafios no Ensino Fundamental; escolas municipais atendem mais de 8 mil estudantes migrantes

Publicado em: 21/06/2022 12h16 | Atualizado em: 21/06/2022
Junho Migrante - diversos retratos de crianças com a imagem de um mapa do mundo

A Secretaria Municipal de Educação promove nesta terça-feira (21) e nesta quarta-feira (22) duas rodas de conversa virtuais sobre migração na Educação Infantil e no Ensino Fundamental voltadas aos educadores. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do formulário neste link.

Os eventos fazem parte da programação Junho Migrante 2022: Diálogos para uma educação intercultural promovido pelo Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais. Eles ocorrem em celebração ao Dia Mundial da(o) Migrante e o Dia Mundial da(o) Refugiado(a) comemorados em 19 e 20 de junho, respectivamente.

As rodas de conversa pretendem estimular reflexões e trocas de experiências sobre práticas de acolhimento a migrantes já realizadas na rede.

Neste ano, a Rede Municipal de Ensino de São Paulo possui  8435 estudantes migrantes matriculados de cerca de 100 nacionalidades. Entre elas, a mais representativa é a boliviana, seguida da haitiana, e há também um número significativo de estudantes originários da Venezuela, Angola, Paraguai, Peru, Argentina, Japão, Colômbia e Estados Unidos da América.

Veja mais informações sobre as rodas de conversa:

Dia 1 – Infâncias e migração: acolhimento nas Unidades de Educação Infantil

Público alvo: Profissionais que atuam nos CEIs e EMEIs (Rede direta e parceira)

21/06 – 19h30 às 21h

Participantes:

Tabita Lopes – Cientista social, mestra pela UNIFESP, técnica em Educação e Formação do Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes.

Carolinne Mendes da Silva – professora de história doutora e mestra pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), está à frente dos Povos Migrantes no NEER (Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais) da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Dia 2 – Migração e interculturalidade: diálogos possíveis no Ensino Fundamental

Público alvo: Profissionais que atuam nas EMEFs, EMEFMs e CIEJAs

22/06 – 12h às 13h30

Participantes:

Tabita Lopes – Cientista social, mestra pela UNIFESP, técnica em Educação e Formação do Centro de Referência e Atendimento para Imigrantes.

Ana Katy Lazare Gabriel – Doutoranda em Linguagem, Educação e Psicologia pela Universidade de São Paulo. Mestre em Educação e Linguagem pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É professora de português para imigrantes e refugiados na extensão da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Está à frente do Centro de Estudo de Línguas Paulistano (CELP) da Secretaria Municipal de Educação (SME).

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem de fundo cinza com a marca dágua do brasão da Cidade de São Paulo - Educação em branco

Contratação de temporários durante o período eleitoral

Publicado em: 11/09/2024 5h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Agosto Indígena

CEUs da capital oferecem programação especial durante o Agosto Indígena

Publicado em: 05/07/2024 5h23 - em Secretaria Municipal de Educação

EMEF Conde

Programa de Apoio Pedagógico promove protagonismo estudantil na EMEF Conde Luiz Eduardo Matarazzo

Publicado em: 05/07/2024 5h22 - em Secretaria Municipal de Educação

Carro itinerante Educamóvel 2
Fotografia mostra crianças em um brinquedo inflável de futebol de sabão.
1 2 3 1.465