Notícias
Seminário Trabalho e Educação
Evento discutiu o papel do município como agente de um desenvolvimento inclusivo, emancipador e redutor de desigualdades
Publicado em: 23/06/2016 11h55 | Atualizado em: 04/05/2021
A Vice-Prefeita e Secretária Municipal de Educação, Nádia Campeão, participou na tarde da quarta, 22 de junho, do encerramento do Seminário “Trabalho e Educação no Desenvolvimento da Cidade de São Paulo”, realizado no Novotel Jaraguá.
Além de refletir sobre a atual conjuntura e os avanços conquistados na cidade, o evento também buscou considerar o papel do município enquanto agente de um desenvolvimento inclusivo, emancipador e redutor de desigualdades.
Para Nádia Campeão, o seminário acerta ao juntar duas áreas de relevância e em que a Prefeitura de São Paulo tem forte atuação. “A Secretaria Municipal de Educação pode contribuir oferecendo ainda mais alternativas para, junto com as outras secretarias, constituir uma frente articulada que possa atender com possibilidades de formação e de geração de empregos”, disse a Secretária, que ainda destacou ações já realizadas pela SME nesse sentido, como a rede UniCEU, que promove o acesso ao ensino superior de qualidade e o PROJOVEM Urbano – iniciativa que oferece a oportunidade de conclusão do Ensino Fundamental e de qualificação profissional inicial para jovens entre 18 e 29 anos.
Arcos ocupacionais – Na ocasião, foi apresentado o projeto-piloto do Programa TER (Trabalho, Educação e Renda), que pretende trabalhar três arcos ocupacionais (Educação, Cultura e Esporte) a partir de oportunidades disponibilizadas pela gestão pública municipal, levando o jovem a conhecer, vivenciar e experimentar todas as etapas que contemplam uma determinada atividade profissional. O TER tem como público alvo jovens entre 16 e 29 anos, desempregados e que pertençam a famílias cuja renda per capita seja equivalente ou inferior a meio salário mínimo.
“O debate também nos traz uma questão importante. Mesmo que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação exija dos municípios a tarefa principal da educação básica, São Paulo não pode prescindir de ter políticas públicas voltadas a uma educação profissional e tecnológica. Assim, precisamos desenvolver programas e propostas cada vez mais abrangentes e numa maior escala para atender uma demanda clara da própria juventude”, disse o Secretário do Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo, Artur Henrique.
O seminário, que teve a duração de dois dias, teve a participação de estudantes, professores, gestores educacionais e do trabalho, somando aproximadamente 300 participantes. O evento foi acompanhado por mais de 2,5 mil pessoas pela internet.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
Auxiliares Técnicos de Educação ingressantes iniciam percurso formativo com encontro de acolhimento promovido pela EMFORPEF
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Relacionadas
8º Prêmio CET de Educação de Trânsito
Publicado em: 22/03/2016 12h50 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
CECI Tenondé Porã participa da ação “Cidadania, Direito de Todos”
Publicado em: 22/03/2016 12h26 - em CECI
Curso Povos Indígenas, as diversidades étnicas e a escola
Publicado em: 22/03/2016 12h26 - em CECI
SME convoca profissionais da Educação para formação inicial do Programa #Tamojunto
Publicado em: 22/03/2016 12h16 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Equipes dos NAAPAs preparam Diretriz
Publicado em: 21/03/2016 4h29 - em Diretoria Regional de Educação Butantã