Notícias

Seminário “O que você sabe sobre a África?” na DRE Guaianases

O encontro teve o objetivo de promover a construção da identidade das populações negras

Publicado em: 22/11/2016 9h46 | Atualizado em: 30/11/2020

o_que_voce_sabe_sobre_a_africa_DRE_guaianases_740_x_430.jpg

Na última sexta feira, 18 de novembro, a Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, realizou no Centro Educacional Unificado (CEU) Inácio Monteiro o seminário “O que você sabe sobre a África”. O evento é produzido a partir de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR).

O encontro teve o objetivo de discutir e promover a melhoria no acompanhamento do processo de implantação das ações curriculares referentes à Educação das relações étnico-raciais nas unidades da Rede Municipal de Ensino (RME) e a construção da identidade das populações negra. Além de apresentar a publicação que foi fruto desta parceria, a obra “O que você sabe sobre a África?.”

O livro foi apresentado a primeira vez pela prefeitura de São Paulo em julho de 2016, o exemplar é uma síntese dos oito volumes da obra “História Geral da África” desenvolvida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) durante 35 anos por 350 especialistas em história do continente africano.

A abertura do evento foi realizada por alunos e alunas da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Olinda Menezes Serra Vidal, com uma apresentação cultural voltada para a cultura africana.

O seminário “O que você sabe sobre a África?” contou com a presença da secretária adjunta da Secretária Municipal de Educação, Fátima Antônio, e do Secretário Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR), Maurício Pestana, a Assessora Técnica de Gabinete da Secretária Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR), Marilândia Frazão, o Diretor Regional de Educação da DRE Guaianases, Edson Luis Amário e a Diretora da Coordenadoria Pedagógica (COPED), Ana Lúcia Sanches.

Maurício Pestana destacou o fato da obra “História Geral da África” não ter sido traduzida para o português antes da iniciativa da SME e a SMPIR. “Essa obra desde que foi desenvolvida foi traduzida para várias línguas, ela existe em alemão, inglês, francês e não possuía ainda a tradução em português e a sintetização deste livro permite que os alunos recebam o conhecimento sobre a história do continente africano de forma significativa.”

Para ver mais imagens clique aqui

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

SAEL 50 Anos

SME celebra os 50 anos das Salas de Leitura nas escolas municipais

Publicado em: 29/11/2022 6h44 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes surdos fazem filmagens utilizando câmera filmadora - Cinema

Alunos surdos da EMEF Candida Dora Pino Pretini produzem curta-metragem

Publicado em: 29/11/2022 4h41 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner do Festival De Mancala

SME promove festival de jogo de origem africana que reúne mais de mil estudantes e educadores

Publicado em: 29/11/2022 3h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulheres na sala de aula de Confeitaria. Elas estão de frente para mesa coletiva e manuseiam uma massa em forminhas. Também usam máscara de proteção individual, avental e touca.

Inscrições abertas para as turmas de 2023 dos cursos gratuitos profissionalizantes dos CMCTs

Publicado em: 28/11/2022 11h50 - em Secretaria Municipal de Educação

Cowparede - fotografia de esculturas de vacas pintadas por artistas

CEU Paraisópolis recebe exposição CowParade

Publicado em: 25/11/2022 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.299