Notícias

Seminário “O que você sabe sobre a África?” na DRE Guaianases

O encontro teve o objetivo de promover a construção da identidade das populações negras

Publicado em: 22/11/2016 9h46 | Atualizado em: 30/11/2020

o_que_voce_sabe_sobre_a_africa_DRE_guaianases_740_x_430.jpg

Na última sexta feira, 18 de novembro, a Diretoria Regional de Educação (DRE) Guaianases, realizou no Centro Educacional Unificado (CEU) Inácio Monteiro o seminário “O que você sabe sobre a África”. O evento é produzido a partir de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR).

O encontro teve o objetivo de discutir e promover a melhoria no acompanhamento do processo de implantação das ações curriculares referentes à Educação das relações étnico-raciais nas unidades da Rede Municipal de Ensino (RME) e a construção da identidade das populações negra. Além de apresentar a publicação que foi fruto desta parceria, a obra “O que você sabe sobre a África?.”

O livro foi apresentado a primeira vez pela prefeitura de São Paulo em julho de 2016, o exemplar é uma síntese dos oito volumes da obra “História Geral da África” desenvolvida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) durante 35 anos por 350 especialistas em história do continente africano.

A abertura do evento foi realizada por alunos e alunas da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Olinda Menezes Serra Vidal, com uma apresentação cultural voltada para a cultura africana.

O seminário “O que você sabe sobre a África?” contou com a presença da secretária adjunta da Secretária Municipal de Educação, Fátima Antônio, e do Secretário Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR), Maurício Pestana, a Assessora Técnica de Gabinete da Secretária Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SMPIR), Marilândia Frazão, o Diretor Regional de Educação da DRE Guaianases, Edson Luis Amário e a Diretora da Coordenadoria Pedagógica (COPED), Ana Lúcia Sanches.

Maurício Pestana destacou o fato da obra “História Geral da África” não ter sido traduzida para o português antes da iniciativa da SME e a SMPIR. “Essa obra desde que foi desenvolvida foi traduzida para várias línguas, ela existe em alemão, inglês, francês e não possuía ainda a tradução em português e a sintetização deste livro permite que os alunos recebam o conhecimento sobre a história do continente africano de forma significativa.”

Para ver mais imagens clique aqui

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Mulher sorrindo enquanto mexe no computador
Fotografia mostra um pódio com a estudante Yara Nayelle da Cruz Costa, em 1º lugar - Campeã Paulista De Xadrez Sub 10 Femino.
abaixo, uma imagem com a silhueta de pontos turisticos de São Pailo, acima, os dizeres ITA - Índice de transparência ativa

Secretaria Municipal de Educação mantém nota 10 no Índice de Transparência Ativa (ITA)

Publicado em: 27/03/2024 2h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um globo terrestre nas mãos de uma pessoa.

Abrem hoje as inscrições para o curso “Refúgios Humanos: Migrar, um direito à vida” 

Publicado em: 27/03/2024 11h43 - em Educação em Direitos Humanos

Fotografia mostra professora sentada no chão, ela segura um livro com uma mão e aponta para as figuras com a outra. Na sua frente, há crianças sentadas no chão brincando com linhas e agulhas. No fundo da foto, pode-se ver os bonecos e bonecas negros e bolivianos.

Crianças de CEI Conjunto José Bonifácio exploram as diversas formas de tear

Publicado em: 27/03/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.434