Seminário Educação Além do Prato traz debates relacionados à educação e à saúde

Evento reuniu cerca de 500 pessoas no Cresan - Vila Maria.

Publicado em: 04/11/2016 9h57 | Atualizado em: 30/11/2020

Seminario1.png

O Seminário Educação Além do Prato, que aconteceu no dia 26 de outubro reuniu cerca de 500 participantes no Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan) – Vila Maria e apresentou uma série de atividades relacionadas a saúde, alimentação e educação. As ações se dividiram em quatro eixos temáticos: Saúde e Alimentação, Sustentabilidade, Alimentação no Território e Comensalidade, do latim “co-” = junto + “mensa” =mesa, termo que denota o hábito de se partilhar o momento da refeição com outras pessoas. As atrações seguiram três objetivos: Compartilhar, voltado à troca de experiências sobre projetos realizados; Inspirar/Conhecer, voltado ao debate e à troca de conhecimentos; e Vivenciar, que oferecia atividades práticas aos participantes.

O evento se iniciou com a Conferência Educação Além do Prato, apresentada por Daniel Balaban, diretor do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Alimentar Mundial da ONU. Balaban falou sobre a importância de se promover uma educação que valorize a pluralidade e a autonomia do ser humano.

Após a Conferência, o público assistiu a uma aula magna sobre o “Guia Alimentar para a População Brasileira”. O Guia é um documento publicado pelo Ministério da Saúde para a promoção da alimentação adequada e saudável. A aula foi apresentada pelo médico Arthur Chioro, ex-ministro da Saúde entre 2014 e 2015, e um dos responsáveis pela elaboração do documento.

Houve também uma aula magna sobre o Relatório de Monitoramento Global de Educação 2016 “Educação para as pessoas e o planeta – Criar futuros sustentáveis para todos”, da Unesco. A apresentação foi feita pela oficial de projetos de Educação em Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável da Unesco Brasil, Mariana Alcalay.

O público presenciou, então, uma apresentação dos quatro eixos do Seminário seguida de um debate a respeito de cada um e a relação entre eles, com o “World Café Experiências do Campo ao Prato”.

Oficinas – Ao longo do dia, a “Cozinha Show” ofereceu uma série de oficinas culinárias, na qual os participantes aprenderam a preparar pratos saudáveis e saborosos, priorizando os ingredientes naturais. Já o “Espaço Agito” ofereceu atividades culturais e físicas, incluindo uma aula prática comandada pelo preparador físico Alexandre Bró, do programa Além do Peso, da Rede Record. Simultaneamente, o “Espaço Lab” apresentava trocas de experiências sustentáveis entre educadores, incluindo uma oficina de captação de água da chuva, mediada por Edgar Ferreira Júnior, diretor da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Tomás Galhardo.

O Seminário foi acompanhado pelo Projeto Imprensa Jovem da Secretaria Municipal de Educação (SME), que participou de uma Coletiva de Imprensa. A entrevista contou com a presença da chef Paola Carosella, do programa MasterChef, da Rede Bandeirantes, do agricultor familiar Rafael Grothe, da diretora assistente do Centro de Excelência contra a Fome Mariana Rocha e do estudante Wallace Henrique Santos, que contou sobre seu projeto de intercâmbio virtual de experiências com alimentação escolar entre vários países.

Exposições – Além dos debates e trocas de experiências, o Seminário foi um espaço no qual a CODAE, e os pequenos empreendedores e agricultores puderam mostrar seus produtos. Durante todo o evento, uma feira de livros sobre as temáticas do seminário e outra de alimentos produzidos pela agricultura familiar permaneceram em exposição. A CODAE também exibiu o seu trabalho, com uma mostra dos componentes de seus cardápios na Expo CODAE.

A alimentação ficou a cargo da “Comedoria Além do Prato”, espaço composto pela Rede União dos Sabores Solidários (Unisol), associação de pequenos empreendedores da economia solidária de São Paulo e arredores, pelo Centro Independente de Cultura Alternativa e Sociais (Cicas), que serviu pratos vegetarianos, e pela imigrante síria Muna Darweesh, que apresentou receitas típicas de seu país.

O Seminário se encerrou com uma aula magna sobre a comensalidade conduzida por Ideraldo Beltrame, sociólogo e doutor em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo.

Veja aqui uma Galeria de Imagens do evento.

Fotografia de mãos unidades e a logomarca da crece
Festival Literário

EMEF Célia Regina Lekevicius Consolin promove Festival literário para toda a comunidade

Publicado em: 19/04/2024 4h16 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar