Notícias

Seminário e Mostra de Tecnologia

Escolas apresentam projetos de robótica, tecnologia assistiva, aplicativos, games, mídias digitais e programação digital

Publicado em: 15/03/2019 12h38 | Atualizado em: 04/05/2021


acao_e_reflexos.jpg

Cerca de dois mil alunos e professores da Rede Municipal de Ensino (RME) da cidade de São Paulo ocupam, entre os dias 25 e 26 de novembro, o Pavilhão da Fundação Bienal, no Parque Ibirapuera, para mostrarem as suas práticas em tecnologia aplicada à aprendizagem. Entre diversas iniciativas, é possível conhecer projetos de escolas sobre robótica, tecnologia assistiva, aplicativos, games, mídias digitais e programação digital.

A ação, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação (SME), é chamada de “Seminário e Mostra de Tecnologia – Ação promovendo a Reflexão”. Nos dois dias ocorrem programações simultâneas onde os participantes podem optar em participar de palestras, vivências temáticas, mostra de banners digitais e oficinas, todas desenvolvidas por alunos e professores da RME de todas as regiões da cidade.

01_12_acao_e_reflexos.jpg
Abertura do evento.

Durante o evento ocorre também uma “Jam de Robótica”. A ocasião reune cerca de 300 crianças por dia, que aprendem os princípios básicos do uso do kit de robótica e linguagem de programação, além de cumprirem desafios durante todo o evento.

02_19_acao_e_reflexos.jpg
“Jams de Robótica”.

O aluno Alison Santiago, de 13 anos, estuda na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Olegário Mariano, no bairro Jardim São José, na região da Capela do Socorro. Ele participa da mostra apresentando com seus professores e colegas o trabalho de robótica que já desenvolvem há seis meses na escola, dentro do Projeto Robótica, Ética e Cidadania. Ele conta que fazer a montagem dos robôs é bem divertido, mas que prefere fazer a programação. “Montar e ensinar o robô o que ele precisa fazer é muito legal. Eu via na televisão aqueles robôs, mas nunca imaginei que um dia eu pudesse fazer algo parecido. O bom também é que a gente sempre trabalha em equipe. Entre outras coisas, discutimos quais sensores e comandos vamos incluir no protótipo”, disse o garoto.

02_15_acao_e_reflexos.jpg
Alison Santiago trabalhando na programação do seu robô.

Um dos professores que coordena o projeto, Marcelo Penna, disse que robótica e mecânica aplicada fazem parte da rotina de suas aulas de Informática Educativa. “Faço questão de inserir, nas aulas, produção 3D, programação básica e em scratch. Acho que gera autonomia. Em escolas dos Estados Unidos e na Europa já acontece isso e acho que desta forma oferecemos uma experiência proporcional. Creio que devemos dar aos nossos alunos aulas entusiasmadoras, pra curtir”, disse o professor.

Confira alguns registros dos eventos:

Galeria 1
Galeria 2

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Estante de livros.

SME divulga nome dos autores selecionados para Antologia de Contos e Antologia Poética 

Publicado em: 28/02/2024 1h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de grupo de jovens em participação de uma reunião

SME incentiva que estudantes, familiares e profissionais façam parte das instâncias de participação

Publicado em: 27/02/2024 12h36 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de cinco estudantes com a camiseta laranja do Imprensa Jovem. Três estudantes estão sentados em bancos altos em frente a uma estante de livros e a menina que está no meio segura um microfone e um celular. Todos olham para o celular. Em primeiro plano, de costas para o ângulo da fotografia, um menino manuseia o tripé em que está a câmera e o celular, atrás de sua camiseta laranja está escrito em preto Imprensa Jovem. Em frente a ele, e também de costas para o ângulo da foto, há mais uma estudante.
Design Sem Nome (1)

DRE Guaianases promove reunião de organização

Publicado em: 22/02/2024 4h37 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Imagem dividida em 3 retângulos, cada um com imagens que fazem alusão à símbolos indígenas
1 51 52 53 54 55 1.479