Semana de Estudo e Leitura continua nesta quinta e sexta com contação de histórias e lives com escritoras

Encerramento vai contar com homenagem à escritora Lygia Fagundes Telles que morreu no último domingo (3)

Publicado em: 07/04/2022 15h58 | Atualizado em: 07/04/2022
Abertura Semana de Estudo e Leitura, apresentação "Ac cores de Tarsila"

Iniciada nesta segunda-feira (4), a Semana de Estudo e Leitura realizada em parceria com a Academia Estudantil de Letras (AEL), continua com diversas atrações, online e presencial, até sexta-feira (8).

A abertura do evento ocorreu na segunda, no Theatro Municipal, e contou com uma boa participação do público. Guilherme Carvalho, coordenador da AEL, disse que a abertura foi emocionante e que as crianças se apropriaram do espaço querendo participar.

As atrações da semana estão sendo bem variadas e um dos objetivos é recuperar símbolos da literatura, segundo o coordenador. Ele ainda ressaltou que “quem tiver acompanhando vai sair com maior repertório cultural” e ainda que “professores terão mais ideias para projetos de leitura”. Na programação geral do evento contém dramatização, contação de histórias, apresentações de dança, lives e muito mais, hoje mesmo (7) às 17h terá uma live com a escritora Paula Furtado.

Segundo Carvalho, o evento está sendo bem rico e diversificado. “Para as crianças está sendo um equilíbrio de diversão e aprendizado, podemos destacar a atração de terça, uma live com a participação de autores da adaptação em quadrinhos de Macunaíma, de Mário de Andrade.”

As lives estão salvas no canal do Youtube “Estudo e Leitura”. O coordenador da AEL mencionou também que algumas bibliotecas do município estão contribuindo e fazendo ações ligadas ao evento.

O encerramento acontecerá amanhã (8) na Câmara Municipal e contará com AELs se apresentando. A primeira atração será da AEL Carolina Maria de Jesus com uma homenagem solene a escritora Lygia Fagundes Telles que morreu aos 98 anos no último domingo (3). Também haverá vídeos com contação de histórias, mediações de leitura e lives, uma delas será com o diretor do filme Tarsilinha, Kiko Mistrorigo.

Confira a programação completa da 11ª Semana de Estudo e Leitura no site: https://estudoeleitura.com.br/agenda-sel/

Clique para conferir os vídeos e lives

Programação de hoje (7)

ONLINE

Sarau: AEL Rodrigo Ciríaco – 14h30

Relato de prática: AEL Walcyr Carrasco – 11h

Contação: Com Paula Pagu, AEL Vinicius de Moraes

Recital: AEL Ziraldo – 14h30

PRESENCIAL

Exposição 22+100 Centenário da arte Moderna – Integral

Oficina com Drix Fontene – 10h

Dança – 11h

Oficina com Adriana Cutri – 14h

Apresentação musical – 15h

Oficina com Wesley Botto – 17h

Apresentação teatral – 19h30

Lives hoje (7)

11h – Rodrigo Libânio (escritor e contador de história) – (SME)

15h – Youtuber Hannah (criadora de conteúdo digital) – O poder do hábito da leitura(GAB)

17h – Paula Furtado (escritora) – (CBL)

Vídeos hoje (7)

• AEL – Vinicius de Moraes – Apresentação Mediação de Leitura “Bruxa, Bruxa venha à minha festa” ( Paula Pagu). Por SME, às 9h30;
  • AEL – RODRIGO CIRÍACO – Sarau sobre Manuel Bandeira. Por SME, às 14h30;
  • AEL WALCIR CARRASCO – PROFª MÁRCIA. Por SME, às 11h;
  • AEL ZIRALDO – Por SME às 14h30;
  • “Última pagodeira futurista” – Reflexão 2022. Por COCEU, às 19h;
  • LAURA CORRÊA – Vídeo Leitura (Na casa deles / Edith Chacon). Por Gabinete, às 10h;
  • Delas – Web -Série Maria e os Insetos. Por Gabinete, às 10h.

Lives de amanhã (8)

17h – Marcos Debrito (CBL)

18h – Kiko Mistrorigo, diretor do filme “Tarsilinha”.

20h – Repórteres do futuro: Luzes sobre São Paulo (GAB)

Vídeos (8)

• Bibliosurto: convite moderno – Centenário Semana de Arte Moderna na Biblioteca CEU Quinta do Sol – Mediação de Leitura. Por COCEU, as 16h
  • RACONTO – Contação de História – “Oswald de Andrade”. Por Gabinete, às 15h.
  • Patty Ciorfi Freitas – Contação de História: Pensão Monstruosa. Por SME, às 11h.
  • Delas – Web-Série Maria e os Insetos. Por Gabinete, às 10h.