Notícias
Segundo dia do Seminário Latino-Americano sobre Práticas Pedagógicas na Educação Infantil
Assista aos vídeos com a íntegra das mesas temáticas.
Publicado em: 01/12/2016 15h29 | Atualizado em: 30/11/2020Nesta terça, 8 de novembro, aconteceu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME) da cidade de São Paulo, o segundo dia do Seminário Latino-Americano “Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: Reflexões sobre o exercício da docência com bebês e criança pequenas”, educadores do Brasil, Uruguai, Espanha e Argentina apresentam políticas públicas, reflexões pedagógicas e experiências inspiradoras para a primeira infância.
A primeira mesa do dia teve como tema “Os bebês e as crianças pequenas como sujeitos: participação, escuta e autoria”. A mesa foi mediada por Maria Helena Pelizon, consultora da UNESCO e da SME. Explanaram sobre o tema Suely Amaral Mello, Professora da UNESP e consultora da UNESCO e SME, e Javier Alliaume Molfino, do Uruguai.
“Contribuições da Documentação Pedagógica para o exercício da docência com os bebês e as crianças pequenas” foi o tema da segunda mesa. Anita Viudes Freitas, consultora da UNESCO e da SME, e Irene Balaguer, da Espanha, falaram sobre a importância dos registros escritos, sobretudo imagens e vídeos, das experiências vivenciadas pelas crianças no ambiente escolar. A mediação ficou por conta de Bruna Ribeiro, Assessora da Coordenadoria da SME.
A terceira mesa do dia trabalhou com o tema “Práticas Pedagógicas com os bebês e as crianças pequenas: Reflexões sobre possibilidades, potências e especificidades”. Falaram sobre o assunto Maria Emilia Lopez, da Argentina, Renata Cristina Oliveira, Coordenadora do Núcleo Educacional do Centro Educacional Unificado (CEU) Alvarenga, e Elaine Cristina da Conceição, do Núcleo de Educação Étnico-Racial da SME.
Todo o material das palestras estará em breve disponível no
Canal Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação no Youtube.
Sobre o Seminário Latino-Americano – Coordenado pela Divisão de Educação Infantil em parceria com a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o Seminário pretende ofertar subsídios para os estudos a serem desenvolvidos nos horários coletivos e nas ações de formação de educadores e educadoras que atuam com bebês e crianças pequenas.
Lançamento da Revista Parques Sonoros da Educação Infantil Paulistana – Na ocasião foi apresentada a versão digital da revista construída a partir das formações do Projeto Parques Sonoros realizadas pela Divisão de Educação Infantil desde 2014 nas Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. A publicação tem o objetivo de subsidiar educadoras e educadores em seus estudos e práticas ao proporcionar reflexões e discussões sobre o movimento musical no currículo e nas propostas pedagógicas ofertadas aos bebês e crianças.
Confira a íntegra das palestras assistindo aos vídeos.
Mesa 3 – O que é exercer a docência com bebês e crianças bem pequenas?
Mediação: Marina Célia Moraes Dias – Consultora UNESCO / SME-SP/COPED-DIEI – Faculdade de Educação da USP
Participantes:
• Maria Carmem Silveira Barbosa – UFRGS
• Maribel Vergara Arboleda – Colômbia
• Shirley Maria de Oliveira – Coordenadora Pedagógica – CEI Suzana Campos Tauil/ SME-SP
Mesa 4 – Os bebês e as crianças pequenas como sujeitos: participação, escuta e autoria
Mediação da mesa: Maria Helena Pelizon
Consultora UNESCO / SME- SP/COPED/DIEI
Participantes:
• Suely Amaral Mello – Consultora UNESCO / SME-SP/COPED/DIEI e UNESP Marília
• Javier Alliaume Molfino – Uruguai
Mesa 5 – Contribuições da Documentação Pedagógica para o exercício da docência com os bebês e as crianças pequenas
Mediação da mesa: Bruna Ribeiro – Assessora SME-SP/COPED-DIEI
Participantes:
• Irene Balaguer – Espanha
• Anita Viudes C. de Freitas – Consultora UNESCO / SME-SP/COPED/DIEI
Mesa 6 – Práticas pedagógicas com os bebês e as crianças pequenas: Reflexões sobre possibilidades, potências e especificidades
Mediação da mesa: Maria Cristina de Campos Pires – Assessora SME-SP/COPED/DIEI
Participantes:
• Maria Emília Lopez – Argentina
• Renata Cristina Dias Oliveira – Coordenadora do Núcleo Educacional do CEU Alvarenga/ SME-SP
• Elaine Cristina F. da Conceição – Núcelo de Educação Étnico -Racial / SME-SP
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
CEU EMEF Paraisópolis encerra semana especial cultural com desfile à fantasia e muita música
Secretaria Municipal de Educação
Março Mulher 2025 destaca o papel do Esporte Educacional na garantia das aprendizagens das meninas
Secretaria Municipal de Educação
CEUs de São Paulo terão programação especial durante o feriado de Carnaval
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação lança os Guias de Potenciais Educativos dos Territórios em Parceria com Itaú Social
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo inaugura 13ª bebeteca da cidade no CEU Tiquatira
Gestão Democrática
Eleições para Grêmios Estudantis 2025: Escolas municipais iniciam processo eleitoral
Relacionadas

Inscrições abertas para os cursos profissionalizantes gratuitos nos CMCTs
Publicado em: 23/06/2022 4h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Crianças aprendem mais sobre cultura indígena com brinquedos recicláveis e grafismos
Publicado em: 23/06/2022 1h09 - em Secretaria Municipal de Educação

CEUs recebem shows de forró
Publicado em: 22/06/2022 3h06 - em Secretaria Municipal de Educação

SME promove primeiro Encontro dos Centros de Educação em Direitos Humanos
Publicado em: 22/06/2022 1h05 - em CEDH

II Seminário Memórias Arquivadas vai abordar pesquisas em História da Educação
Publicado em: 21/06/2022 5h36 - em Secretaria Municipal de Educação