Notícias

Segundo dia do Seminário Latino-Americano sobre Práticas Pedagógicas na Educação Infantil

Educadores do Brasil, Uruguai, Espanha e Argentina apresentam políticas públicas, reflexões e experiências pedagógicas

Publicado em: 01/12/2016 15h21 | Atualizado em: 30/11/2020

Nesta terça, 8 de novembro, aconteceu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação (SME) da cidade de São Paulo, o segundo dia do Seminário Latino-Americano “Práticas Pedagógicas na Educação Infantil: Reflexões sobre o exercício da docência com bebês e criança pequenas”, educadores do Brasil, Uruguai, Espanha e Argentina apresentam políticas públicas, reflexões pedagógicas e experiências inspiradoras para a primeira infância.

A primeira mesa do dia teve como tema “Os bebês e as crianças pequenas como sujeitos: participação, escuta e autoria”. A mesa foi mediada por Maria Helena Pelizon, consultora da UNESCO e da SME. Explanaram sobre o tema Suely Amaral Mello, Professora da UNESP e consultora da UNESCO e SME, e Javier Alliaume Molfino, do Uruguai.

“Contribuições da Documentação Pedagógica para o exercício da docência com os bebês e as crianças pequenas” foi o tema da segunda mesa. Anita Viudes Freitas, consultora da UNESCO e da SME, e Irene Balaguer, da Espanha, falaram sobre a importância dos registros escritos, sobretudo imagens e vídeos, das experiências vivenciadas pelas crianças no ambiente escolar. A mediação ficou por conta de Bruna Ribeiro, Assessora da Coordenadoria da SME.

A terceira mesa do dia trabalhou com o tema “Práticas Pedagógicas com os bebês e as crianças pequenas: Reflexões sobre possibilidades, potências e especificidades”. Falaram sobre o assunto Maria Emilia Lopez, da Argentina, Renata Cristina Oliveira, Coordenadora do Núcleo Educacional do Centro Educacional Unificado (CEU) Alvarenga, e Elaine Cristina da Conceição, do Núcleo de Educação Étnico-Racial da SME.

Todo o material das palestras estará em breve disponível no Canal Pedagógico da secretaria Municipal de Educação no Youtube.

Sobre o Seminário Latino-Americano – Coordenado pela Divisão de Educação Infantil em parceria com a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o Seminário pretende ofertar subsídios para os estudos a serem desenvolvidos nos horários coletivos e nas ações de formação de educadores e educadoras que atuam com bebês e crianças pequenas.

Lançamento da Revista Parques Sonoros da Educação Infantil Paulistana – Na ocasião foi apresentada a versão digital da revista construída a partir das formações do Projeto Parques Sonoros realizadas pela Divisão de Educação Infantil desde 2014 nas Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de São Paulo. A publicação tem o objetivo de subsidiar educadoras e educadores em seus estudos e práticas ao proporcionar reflexões e discussões sobre o movimento musical no currículo e nas propostas pedagógicas ofertadas aos bebês e crianças.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com fundo roxo, o título diz

Encontro online vai discutir detalhes do projeto “Estudantes em Ação”

Publicado em: 26/06/2023 4h49 - em Secretaria Municipal de Educação

Mulher está segurando uma pasta verde e usando uma mochila nas costas.

SME promove mutirão de contratação de estagiários

Publicado em: 23/06/2023 2h17 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes estão caminhando de costas para a foto. Eles estão usando blusas de frio e carregando mochilas nas costas. Nas laterais, há arbustos e ainda se vê árvores.

Parque do Carmo vira cenário de aulas sobre fauna, flora e desigualdade de gênero no esporte

Publicado em: 23/06/2023 12h08 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia do ato da EMEI Monteiro Lobato

EMEI Monteiro Lobato organiza ato antirracista e em promoção da cultura de paz

Publicado em: 22/06/2023 5h19 - em Secretaria Municipal de Educação

Quatro meninas estão em volta de uma mesa cortando batatas. Elas usam avental e touca estampada.

Escola municipal de SP transforma cozinha em sala de aula

Publicado em: 22/06/2023 10h24 - em Secretaria Municipal de Educação

1 136 137 138 139 140 1.491