Notícias

Segunda formação de Bibliotecários acontece no CEDH

Parceria entre SMDHC, Coordenadoria de Programas Especiais e CEUs da SME e Instituto Vladimir Herzog

Publicado em: 07/12/2015 15h57 | Atualizado em: 30/11/2020

bibliotecario_cedh_740_x_430.jpg

Nos dias 28 e 29 de setembro e 2 de outubro, foi realizada a segunda Formação de Bibliotecários e Professores Orientadores de Sala de Leitura dos Centros de Educação em Direitos Humanos por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), a Coordenadoria de Programas Especiais e CEUs da Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Instituto Vladimir Herzog.

O curso de formação foi baseado no material doado às bibliotecas dos Centros, bem como na obra “Direito à Literatura”, de Antonio Cândido, um dos maiores críticos literários do país. O objetivo principal foi colocar os participantes em contato com a agenda de Direitos Humanos que fará parte dos Centros e usar o acervo como ferramenta de promoção e defesa de valores fundamentais à dignidade humana e à cultura de paz.

Tendo em vista a literatura como um direito, a discussão se desenvolveu muito no sentido de estimular a leitura e assegurar que todos tenham essa oportunidade. Desse modo, um dos desencadeamentos das atividades foi a conclusão de que devemos agir de modo a conduzir as pessoas ao livro.

Outro ponto suscitado foi a questão da forma como as diferentes gerações experienciam a leitura. Vivemos um tempo em que lemos muitas informações, mas em menor profundidade e qualidade. Ou seja, as novas gerações estão se acostumando com leituras superficiais e, por isso mesmo, é necessário trabalhar a complexidade e a riqueza dos textos.

Dois encaminhamentos foram os produtos principais do curso: fazer uma Semana de Direitos Humanos nas bibliotecas com práticas e vivências na temática para aprofundar e conferir notoriedade ao tema e criar uma rede de troca de informações de atividades entre as bibliotecas de Educação em Direitos Humanos

Originalmente publicado no Portal Educação em Direitos Humanos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de muitas mulheres posando para câmera. Ao fundo, projeto no telão o texto

SME inicia formação de 2026 de novas embaixadoras da Rede Amigos do Peito

Publicado em: 10/04/2026 12h10 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de um professor ao centro e estudantes ao seu lado direito e esquerdo com roupa de esgrima.

Esgrima abre caminhos e revela talentos no CEU Paraisópolis

Publicado em: 10/04/2026 11h18 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem composta por duas fotografias. No quadrante à direita, um menino se expressa em Libras em um palco com telão ao fundo; no quadrante à direita, uma menina se expressa em Libras, ao fundo prateleiras de livros.

Estudantes da rede municipal conquistam 1º e 2º lugar em Concurso Nacional de Literatura Surda 

Publicado em: 10/04/2026 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Fotografia de uma menina sentada lendo.
No palco, três mulheres estão sentadas em poltronas brancas modernas: A mulher ao centro fala ao microfone. Ela veste uma blusa rosa vibrante com estampas e uma saia branca. À esquerda, uma mulher observa a fala, vestindo uma blusa branca de mangas compridas sob um colete escuro. À direita, outra mulher segura papéis e parece estar acompanhando a mediação ou tomando notas, vestindo uma blusa preta sem mangas. A foto foi tirada da perspectiva da plateia, sendo possível ver o topo da cabeça de algumas pessoas em primeiro plano, o que confere uma sensação de profundidade e participação no evento.

São Paulo vai liderar a Rede Brasileira de Cidades Educadoras

Publicado em: 08/04/2026 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.644