Notícias

Secretaria reforça a importância da devolução dos livros didáticos do PNLD

Mobilização de estudantes e familiares é essencial para garantir o acesso ao material no próximo ano letivo

Publicado em: 13/12/2024 12h19 | Atualizado em: 13/12/2024

Fotografia mostra 6 livros didáticos do Pnld Livros

Com o fim do ano letivo, a Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo convoca estudantes e familiares das escolas municipais da capital a se mobilizarem para a devolução dos livros didáticos do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).

Essa política pública, executada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em parceria com o Ministério da Educação (MEC), promove práticas de sustentabilidade e garante acesso gratuito aos materiais didáticos e pedagógicos para a Rede Pública de todo o Brasil. 

Quem deve devolver os livros?

  • Estudantes do 6º ao 9º ano: devem devolver todos os livros recebidos.
  • Estudantes do 4º e 5º ano: devolvem os livros de Ciências, História e Geografia ou Ciências Naturais e Ciências Humanas, conforme o adotado pela escola.
  • Livros marcados como “Consumível”: não precisam ser devolvidos. Isso inclui, principalmente, os materiais dos estudantes do 1º ao 3º ano. 

Na contracapa dos livros consta a informação sobre o material ser consumível ou reutilizável. Fique atento.

Por que devolver os livros?

Os livros utilizados em 2024 serão utilizados por outros estudantes em 2025. A preservação e devolução dos exemplares ajudam a garantir que todos os estudantes da rede pública tenham acesso ao material necessário no próximo ano letivo. Para que o material seja bem aproveitado, é necessário alguns cuidados como evitar rasuras, rasgos e marcas nos exemplares. 

A pasta reforça que com a participação de todos podemos tornar a educação pública ainda mais sustentável. 

 

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia dos Seminários Juntos Pela Aprendizagem mostra uma mulher em pé falando para várias pessoas sentadas no auditório.
Composição com seis imagens de estudantes na aula de Robótica Criativa em diferentes situações de aprendizagens.

Robótica criativa transforma aprendizagens em escola municipal da zona Leste 

Publicado em: 16/07/2025 10h00 - em Diretoria Regional de Educação Penha

Fotografia de uma sala de aula da Educação de Jovens e Adultos para ilustrar as matrículas abertas. Em primeiro plano um homem negro vestindo blusa marrom está sentado a frente de sua classe e escreve com um lápis em seu caderno. Em segundo plano há outros cinco educandos, sendo três mulheres e dois homens.

Estão abertas as matrículas para a Educação de Jovens e Adultos no segundo semestre 

Publicado em: 15/07/2025 5h15 - em Secretaria Municipal de Educação

Com A Presença Do Secretário Adjunto Samuel Ralize Os Representantes Sindicais Debateram Sobre O Pde

SME debate com entidades sindicais proposta do PDE 2025

Publicado em: 15/07/2025 10h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes fazendo prova ilustram notícia sobre seminário Juntos pela Aprendizagem.
«1 2 3 1.540