Notícias

Secretaria reforça a importância da devolução dos livros didáticos do PNLD

Mobilização de estudantes e familiares é essencial para garantir o acesso ao material no próximo ano letivo

Publicado em: 13/12/2024 12h19 | Atualizado em: 13/12/2024

Fotografia mostra 6 livros didáticos do Pnld Livros

Com o fim do ano letivo, a Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo convoca estudantes e familiares das escolas municipais da capital a se mobilizarem para a devolução dos livros didáticos do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).

Essa política pública, executada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em parceria com o Ministério da Educação (MEC), promove práticas de sustentabilidade e garante acesso gratuito aos materiais didáticos e pedagógicos para a Rede Pública de todo o Brasil. 

Quem deve devolver os livros?

  • Estudantes do 6º ao 9º ano: devem devolver todos os livros recebidos.
  • Estudantes do 4º e 5º ano: devolvem os livros de Ciências, História e Geografia ou Ciências Naturais e Ciências Humanas, conforme o adotado pela escola.
  • Livros marcados como “Consumível”: não precisam ser devolvidos. Isso inclui, principalmente, os materiais dos estudantes do 1º ao 3º ano. 

Na contracapa dos livros consta a informação sobre o material ser consumível ou reutilizável. Fique atento.

Por que devolver os livros?

Os livros utilizados em 2024 serão utilizados por outros estudantes em 2025. A preservação e devolução dos exemplares ajudam a garantir que todos os estudantes da rede pública tenham acesso ao material necessário no próximo ano letivo. Para que o material seja bem aproveitado, é necessário alguns cuidados como evitar rasuras, rasgos e marcas nos exemplares. 

A pasta reforça que com a participação de todos podemos tornar a educação pública ainda mais sustentável. 

 

Notícias Mais Recentes

1 2 3 1.490