Secretaria Municipal de Educação lança a campanha CEI Amigo do Peito nesta segunda-feira (20)

Unidades de Educação Infantil (CEIs, CEMEIs, CCIs e CECIs) podem se inscrever através de um formulário para receber o Selo

Publicado em: 20/05/2024 17h52 | Atualizado em: 20/05/2024
Fotografia mostra a imagem de três pessoas amamentando bebês.

Nesta segunda-feira (20/05), a Secretaria Municipal de Educação (SME), através da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE), lançou a Campanha CEI Amigo do Peito 2024 visando o incentivo das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno nas Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de São Paulo.

Junto à campanha é realizada uma pesquisa de monitoramento das ações em aleitamento materno voltada a todas as unidades com bebês e crianças de 0 a 3 anos e 11 meses. Para responder a pesquisa e participar da Campanha CEI Amigo do Peito 2024 é necessário preencher o formulário online disponível até o dia 07 de junho.

A primeira parte do formulário contempla informações dos seguintes indicadores: presença de mães amamentando, recebimento de leite materno para oferta ao bebê/criança, interesse de familiares em manter o aleitamento, projetos de incentivo ao aleitamento materno e ambiente disponível para amamentação.

As unidades que desejam conquistar o Selo CEI Amigo do Peito 2024 deverão prosseguir para a segunda parte do formulário e responder perguntas específicas sobre as ações desenvolvidas nos três eixos da Campanha: família, equipe e ambiente. Serão contempladas com o Selo 2024 as unidades que atenderem no mínimo 50% dos critérios em cada eixo.

Os Selos 2024 serão entregues no mês de agosto, período de celebração do “Agosto Dourado” de conscientização sobre a importância da amamentação.

Em 2023, foram distribuídos 1.001 Selos CEI Amigo do Peito, contemplando 39% das Unidades de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (CEIs, CEMEIs, CECIs e CCIs). As Unidades Amigas do Peito vêm crescendo significativamente desde 2018, o primeiro ano da campanha, quando 93 receberam o Selo.

“A amamentação é um direito fundamental dos bebês e crianças para o desenvolvimento na primeira infância. Além da questão nutritiva, também fortalece a criação de vínculos com a mãe. Por isso, estamos sempre incentivando e promovendo ações para que os CEIs sejam ambientes acolhedores e que ajudem na conscientização dessa importância”, destacou o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula.

Para mais informações, acesse aqui o site CEI Amigo do Peito. O formulário pode ser acessado clicando aqui.

Assista, abaixo, o vídeo sobre a Campanha CEI Amigo do Peito 2024: