Notícias

Secretaria Municipal de Educação firma acordo com o Centro Ceibal do Uruguai para mapear transformação digital educacional 

Iniciativa vai permitir um intercâmbio de conhecimentos e experiências

Publicado em: 24/05/2024 17h15 | Atualizado em: 24/05/2024
Fotografia de seis pessoas adultas atrás de uma mesa. Elas olham para câmera sorrindo e seguram documentos em suas mãos.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) anunciou nesta sexta-feira (24) um acordo com o Centro Ceibal do Uruguai para mapear as transformações digitais educacionais na Rede Municipal de Ensino (RME). O Presidente da Instituição, Leandro Folgar, e o Secretário Municipal de Educação, Fernando Padula, assinaram o Memorando de Entendimento em cerimônia realizada no auditório da Prefeitura de São Paulo. 

O Ceibal é o centro que gerencia o programa de Conectividade de Computadores Educacionais Básicos para a Aprendizagem Online do Uruguai, que constitui um projeto educacional destinado a promover a inclusão digital para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem e o acesso à educação e à cultura. É uma entidade de referência em inovação educacional com tecnologias.

O plano Ceibal foi lançado em 2007 e é uma iniciativa pioneira na distribuição de um computador para cada aluno e cada professor de todas as escolas públicas do país, além da instalação de rede de internet e wifi. São 17 anos de história de uma experiência exitosa reconhecida mundialmente. O projeto, além de levar novas ferramentas de aprendizagem para os estudantes, contribuiu para a inclusão digital das famílias mais pobres

O acordo prevê que o Ceibal ajude a mapear o contexto tecnológico nas Unidades Educacionais, incluindo os avanços e os desafios. Esse processo inclui análise de dados, reuniões onlines e visitas presenciais. Este mapeamento trará uma visão clara e abrangente que servirá para elaboração de planos de ação de acordo com as prioridades identificadas durante o processo de diagnóstico. 

“Essa importante troca de experiência vai nos permitir aprimorar e ampliar as políticas públicas de tecnologias a favor das aprendizagens que já desenvolvemos como às Salas Digitais, os  Laboratórios de Educação Digital (LEDs), à distribuição dos tablets para os estudantes, o nosso Currículo da Cidade – Tecnologias para Aprendizagem e muitas outras”, enfatizou o Secretário Fernando Padula. 

Na ocasião, o Presidente do Ceibal, Leandro Folgar, também visitou o CEU EMEF Jaçanã para conhecer de perto as Salas Digitais e o Laboratório de Educação Digital da unidade que desenvolve ações em três eixos, são eles: Tecnologia da Informação e Comunicação, Programação e Letramento Digital. O espaço também permite o protagonismo estudantil em projetos de robótica, Cultura Maker e muito mais.  

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de vários livros empilhados sobre caixas com pessoas ao fundo usando aventais vermelhos.
Ilustração com imagens de pessoas se cumprimentando, jogando futebol, digitando em notebook. Com os dizeres: Cuidando de Todos na Escola, Guia de ações para o Programa Saúde na Escola (PS), relacionadas às Doenças Crônicas Não Transmissíveis

Guia orienta equipes da Saúde e Educação para implementar ações do programa Saúde na Escola

Publicado em: 28/04/2022 3h39 - em Secretaria Municipal de Educação

Composição com quatro fotografias de Walter Firmo.

SME oferece curso ‘Negras Imagens’ a partir do acervo do Instituto Moreira Salles

Publicado em: 28/04/2022 8h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com com fundo de tijolinhos brancos e mãos segurando um cartaz escrito “DENGUE”, ao lado esquerdo há um mosquito da dengue com um símbolo de bloqueio sobre ele.

Escolas da DRE Santo Amaro participam de campanha de prevenção à dengue

Publicado em: 27/04/2022 3h35 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Imagem com três telas de computadores sobre uma mesa. As telas estão ligadas com diversas figuras de pessoas, objetos e um cão.

SME fará live sobre ferramenta de comunicação assistiva

Publicado em: 26/04/2022 7h00 - em Secretaria Municipal de Educação

1 254 255 256 257 258 1.493