SME fará live sobre ferramenta de comunicação assistiva

Nesse ano foram adquiridas mais de 7mil licenças para a utilização do software Boardmaker 7; entre os assuntos da transmissão ao vivo estão Comunicação Alternativa, Tecnologia Assistiva e Robótica

Publicado em: 26/04/2022 19h00 | Atualizado em: 26/04/2022
Imagem com três telas de computadores sobre uma mesa. As telas estão ligadas com diversas figuras de pessoas, objetos e um cão.

A Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio da Divisão de Educação Especial (DIEE) em parceria com o Núcleo Técnico de Currículo – Tecnologias para Aprendizagem (NTC – TPA), realizará nesta quarta-feira (27), a partir das 12h, a live ‘Boardmaker 7 e as possibilidades de Tecnologias  Assistivas na Educação Inclusiva’.

Em 2022, a DIEE adquiriu junto à empresa CIVIAM – Tecnologia Assistiva, um conjunto de 7.490 licenças para a utilização do software Boardmaker 7. Este software de símbolos conta com mais de 45 mil pictogramas, uma grande variedade de tópicos, além de centenas de modelos imprimíveis e interativos prontos para uso pedagógico. Ele se torna um instrumento de aprendizagem importante para a Rede Municipal de Ensino (RME) no apoio ao ensino de pessoas com necessidades complexas de comunicação.

Para que a ferramenta seja aplicada nas Unidades Escolares, a DIEE em ação conjunta com o NTC – TPA programaram lives no Canal de YouTube Pedagógico da SMESP, para a melhor inserção do Boardmaker 7 nas escolas.

Clique aqui para assistir a live.

Os temas abordados na transmissão serão Comunicação Alternativa, Tecnologia Assistiva, Robótica, Impressora 3D e Cultura Maker. Os mesmos serão discutidos pelos professores convidados: Profª Deise Tomazin e Profº Eduardo Bezerra que atuam na Diretoria Regional de Ensino (DRE) Pirutuba e o Profº Caio Marques Fernandes e a Profª Rosana Aparecida de Lima Musolino que lecionam na EMEF Amadeu Amaral, DRE Penha.

A partir de maio iniciarão as formações sobre o uso do Boardmaker 7 sob a responsabilidade da empresa CIVIAM, para os coordenadores pedagógicos, PAEEs e POEDs.