Notícias
Secretaria Municipal de Educação de São Paulo lança primeiro caderno da série Diálogos com NAAPA
Coleção com cinco cadernos promove reflexão sobre as necessidades educacionais em tempos de pandemia
Publicado em: 16/04/2021 7h26 | Atualizado em: 26/04/2021

A partir de hoje (16), a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), lança o primeiro caderno da série Diálogos com o NAAPA. O material faz parte da coleção de cinco volumes que abordam múltiplos temas relacionados ao contexto educacional e ao período da pandemia.
Os assuntos contemplam os sentimentos de ansiedade e medo, a construção do trabalho coletivo na escola, vulnerabilidade para além da desigualdade social, adolescência e, também, a oferta de práticas pedagógicas que contemplem as necessidades dos estudantes com doença crônica ou submetidos a tratamentos de longa duração pela Pedagogia Hospitalar.
Os cadernos possuem um formato curto e serão disponibilizados tanto na versão digital, quanto impressa. O primeiro volume Ansiedade e medo em tempos de pandemia: a arte favorecendo ressignificações possui 24 páginas. Nele, são abordados a temática da ansiedade e do medo como sentimentos que foram destacados ao longo dos diálogos estabelecidos entre as equipes do NAAPA e a rede.
Acesse o Volume 1 – Ansiedade e medo em tempos de pandemia: a arte favorecendo ressignificações
Para a equipe do NAAPA, discutir a respeito dos impactos emocionais advindos da pandemia, bem como apresentar estratégias pedagógicas, mediadas pela arte, para ressignificar os desafios impostos pela escola neste momento é o eixo deste material.
Toda semana um novo volume será divulgado no Portal SME e estará disponível online para leitura e download. Em breve, acompanhe as próximas publicações:
Volume 2
A construção do trabalho coletivo na escola: reflexões e proposições
Volume 3
Vulnerabilidade e Educação
Volume 4
Adolescentes e educadores construindo relações dialógicas mediadas pela arte
Volume 5
Pedagogia Hospitalar: aprendizagens, saberes e afetos
Apresentação do Volume 1
A Série Diálogos com o NAAPA originou-se a partir de diversos encontros entre o NAAPA e a comunidade escolar durante os meses de março a dezembro de 2020. Os encontros promovidos pelas equipes tinham como objetivo inicial ouvir os os profissionais da Educação a respeito do impacto causado pelo distanciamento do espaço educacional, bem como refletir acerca de estratégias para ressignificar a experiência docente, compreendendo a necessidade de se reinventar num tempo em que o contato com o outro nos é restrito.
A ansiedade, o medo, a insegurança e a incerteza passaram a ser, mais do que temas, sentimentos que penetraram a vida de todos, impactados com o surgimento da pandemia. Por isso, a nossa escuta transformou-se no texto que compõe o primeiro volume da série.
Para além de definir ansiedade e os sintomas que ela apresenta, este volume busca refletir sobre formas de dialogar com os estudantes, de nomear os sentimentos, bem como de convidá-los a expressarem o incômodo que sentem ou sentiram, se assim o desejarem, causado pelo afastamento da escola, dos amigos, dos professores, contribuindo para o debate e a reflexão que a escola fará ao longo deste ano sobre a redescoberta do espaço educacional.
O volume 1 Ansiedade e medo em tempos de pandemia: a arte favorecendo ressignificações busca estabelecer possibilidades de superação, de diálogo com o outro, em busca de formação de coletivos que encontrem e reconheçam modos de viver e sobreviver em tempos de pandemia, criando espaços para expressar e nomear o sentido, ressignificando-o.
A Arte pode promover experiências intensas, permitindo a cada um acessar os sentimentos e reconhecê-los, criando espaços para expressá-los, ressignificando-os. Construirmos a consciência da força que um coletivo tem passa por um longo processo que considere as ações que podemos desenvolver, mesmo em tempos de pandemia.
Notícias Mais Recentes
Gestão Democrática
Eleições para Grêmios Estudantis 2025: Escolas municipais iniciam processo eleitoral
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo entrega o CEI Laila Saad Gadelho na zona Sul
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação divulga novos critérios para pagamento do Programa de Transferência de Recursos Financeiros (PTRF)
Alimentação Escolar
SME promove formação sobre Aleitamento Materno para Nutricionistas
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes da rede municipal de ensino melhoram em Português e Matemática no Saresp
Secretaria Municipal de Educação
"Ainda Estou Aqui" terá exibição gratuita em 25 CEUs da cidade
Relacionadas

EMEF Bernardo O’Higgins realiza atividades sobre o livro “O mundo no black power de Tayó”
Publicado em: 22/05/2024 2h46 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

EMEF Professora Amélia Rodrigues de Oliveira publica 1ª edição do Jornal da Amélia
Publicado em: 22/05/2024 2h46 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

Semana Municipal do Brincar: CEUs recebem programação especial com espetáculos e contação de histórias
Publicado em: 22/05/2024 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Secretaria Municipal de Educação São Paulo, em cooperação com a Unesco, lança campanha para incentivar a presença dos estudantes nas escolas todos os dias
Publicado em: 20/05/2024 7h31 - em Secretaria Municipal de Educação

EMEI Rosa e Carolina Agazzi visita Faculdade de Saúde Pública da USP para vivência de Educação Alimentar
Publicado em: 20/05/2024 6h00 - em Secretaria Municipal de Educação