EMEF Professora Amélia Rodrigues de Oliveira publica 1ª edição do Jornal da Amélia

A Coordenadora Pedagógoca Tainã Brasil foi a precursora deste projeto que abordou os passeios, projetos executados, reuniões pedagógicas, atividades e até dicas literárias

Publicado em: 22/05/2024 14h46 | Atualizado em: 22/05/2024
Capa Jornal Da Amélia

Capa da 1a edição do Jornal da Amélia, periódico da EMEF Professora Amélia Rodrigues de Oliveira.

“A história tem que ser registrada, porque, senão, ela é esquecida”, afirmou Tainã Brasil, Coordenadora Pedagógica (CP) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professora Amélia Rodrigues de Oliveira e precursora do Jornal da Amélia. O periódico que será divulgado bimestralmente e que teve sua 1ª edição digital publicada recentemente, abordou sobre os passeios, projetos executados, reuniões pedagógicas, dicas literárias e atividades realizadas pela Unidade Educacional. Clique AQUI para acessar o jornal.

A proposta está atrelada diretamente à ação da Secretaria Municipal de Educação (SME) para as escolas, cujo tema deste ano é “São Paulo: Cidade Leitora”, que pretende incentivar a leitura e literatura para toda a comunidade educacional. Desse modo, além de ter sido criado para dar visibilidade aos projetos da escola, o Jornal da Amélia também estimula o “espírito leitor” de seus estudantes. “A gente pretende usar a escrita literária do jornal para levar a literatura a eles”, disse a CP.

Idealizadora do projeto, Tainã Brasil foi a responsável por selecionar as pautas, escrever as matérias e diagramar a estética da publicação digital. No entanto, ela ressaltou a importância da comunidade escolar para a realização da proposta, afirmando que foi um trabalho em equipe. “Fazer a diagramação não é fácil, mas isso só aconteceu por causa das atividades dos professores e da colaboração dos estudantes. Querendo ou não, foi um trabalho em equipe, eu só dei o pontapé inicial”, destacou.

A fim de dar o protagonismo das ações aos estudantes, a Coordenadora ressaltou a importância pedagógica deste projeto para a formação acadêmica – e cidadã – dos estudantes. “A escola é o ponto cultural da comunidade, então os estudantes têm que ser pertencentes ao território em que ela está inserida. Quando eles entendem que são responsáveis por aquilo, a escola se torna um espaço a ser cuidado por eles”.

A Coordenadora comentou que tanto os professores quanto os estudantes tiveram uma ótima reação. A partir da 2ª edição, o Jornal da Amélia contará com a colaboração da Imprensa Jovem da escola, das famílias, do Grêmio Estudantil, das Professoras de Sala de Leitura (POSLs) e também da diretora. “O projeto nasceu como meu, mas depois da aceitação dos estudantes, das família e dos professores, ele se tornou nosso”, finalizou.