Notícias

Secretaria Municipal da Educação prepara dicas em comemoração ao Dia Mundial da Educação

Estudantes e famílias poderão conferir 12 orientações para estudos em casa durante o enfrentamento da pandemia de Covid – 19 (Coronavírus)

Publicado em: 28/04/2020 10h56 | Atualizado em: 30/11/2020
Imagem multicolorida apresenta elementos que representam a educação

Nesta terça-feira (28) é comemorado o Dia Internacional da Educação. Pensando nesta data, a Secretaria Municipal da Educação (SME) da cidade de São Paulo separou 12 dicas práticas para que os pais ou responsáveis possam acompanhar e aprender junto com os estudantes em casa, durante o enfrentamento da pandemia de Covid – 19 (Coronavírus).

Enquanto as autoridades de saúde e sanitárias recomendam o isolamento social, educadores da SME prepararam materiais pedagógicos, chamados Trilhas de Aprendizagens, com atividades que respeitam o que está previsto no Currículo da Cidade de São Paulo, para serem desenvolvidas em casa, por um período de 2 meses.

Ao todo, são 14 cadernos destinados a alunos de todas as etapas de ensino, ou seja, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. O material chegará impresso às casas dos estudantes, via Correios, e também está disponível online no Portal da SME.

Confira os cadernos Trilhas de Aprendizagens neste link.

Veja as dicas preparadas pela Secretaria Municipal da Educação:

  1. Apoie a organização de uma rotina de estudos – Combine com ele (a) um tempo para olharem os materiais pedagógicos e criarem um cronograma de como serão explorados ao longo da semana.

 

  1. Garanta que ele (a) passe por todos os conteúdos – É provável que o estudante não goste de alguma matéria específica e deixe de lado o roteiro de estudo deste tema e prefira dedicar o seu tempo a outro assunto. Verifique se o (a) estudante passou por todas as matérias na semana e, em caso negativo, reforce a importância de fazê-lo.

 

  1. A ordem importa – Os roteiros de estudos foram pensados em uma ordem de propósito. Assim, se o (a) estudante pular o conteúdo de uma semana, pode ficar sem entender o que vem na próxima. Explique a ele (a) que é como uma novela ou série: sem um capítulo, é difícil entender toda a história. Acompanhe com cuidado e verifique se o (a) jovem está seguindo a sequência proposta.

 

  1. Combine horários de estudo – Evite que o (a) estudante não conclua as suas atividades, combine horários para começar e para terminar os estudos.

 

  1. Dá para aprender na internet – Apoie-o (a), incentivando para que faça pesquisa dos materiais, crie pastas digitais para organização e sempre salve aquilo que desenvolver. Vale lembrar que, ele poderá resolver as questões e responder as atividades em um caderno.

 

  1. Está tudo bem se você não souber responder todas as dúvidas dele(a) – Caso ele (a) pergunte algo que você não saiba responder, proponha que pesquisem juntos a resposta. Além disso, lembre-se que haverá troca com os professores de forma online para lidar com esse tipo de situação.

 

  1. Estimule que ele (a) veja um filme, leia um livro, ouça um programa de áudio – um ótimo combinado é que ele (a) conecte o que aprendeu na semana com livros, filmes, músicas, programa de áudio. Isso o (a) ajuda a aprender melhor e a se animar com as lições. E também é assunto para o grupo do WhatsApp com os colegas.

 

  1. Estabeleça conexões com os assuntos que fazem parte da rotina e do projeto de vida dele(a) – os estudantes estão, em muitos casos, com a cabeça nos planos futuros. Então, que tal juntar essas ideias e projetos com o conteúdo do roteiro de estudo?

 

  1. Celebre as conquistas – nos dias em que as metas forem cumpridas, comemore! Reconheça o bom trabalho dele (a).

 

  1. Valorize o esforço em aprender – caso o (a) estudante tenha dificuldades em responder uma lista de exercícios de Matemática, por exemplo, é importante incentivá-lo (a) para que continue buscando resolver os problemas de diferentes maneiras.

 

  1. Mantenham-se próximos- O acompanhamento dos estudos é um sinal de cuidado e preocupação. Demonstre para o (a) estudante que vocês estão juntos nessa e que ele (a) pode contar com você. Tente tornar estes momentos de estudo situações agradáveis de convívio.

 

  1. Acompanhe os canais de comunicação da escola – muitos dos comunicados serão feitos por lá e é importante que você esteja por dentro tanto de datas e dos próximos passos na educação, quanto sobre canais pelos quais as atividades e roteiros serão disponibilizados.

 

Para  mais informações referentes aos materiais pedagógicos impressos que estão sendo entregues nas casas dos estudantes, dúvidas sobre o cartão alimentação, conteúdos complementares digitais e medidas de prevenção para combater o Covid -19 (Coronavírus) , acesse a nossa página: https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/coronavirus/

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem mostra três meninos brincando em um brinquedo inflável e sendo molhados por um jato de água.
Estudante é vacinada em escola municipal

Saúde inicia vacinação de adolescentes em escolas da rede pública de SP

Publicado em: 25/11/2021 5h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes e professores em atividade na EMEF Amorim Lima

Estudantes da EMEF Amorim Lima realizam exposição sobre poluição luminosa

Publicado em: 24/11/2021 4h32 - em Secretaria Municipal de Educação

Professora de ensino fundamental em sala de aula

SME vai contratar 6.889 professores para diversas funções

Publicado em: 24/11/2021 2h15 - em Secretaria Municipal de Educação

banner de divulgação da VI Jornada Pedagógica

Profissionais da Educação Infantil participam da VI Jornada Pedagógica

Publicado em: 24/11/2021 11h39 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.210