Notícias

Rolê Cultural: estudantes do MOVA participam de visitas guiadas no centro histórico

As saídas ocorrem quatro vezes por semana e o roteiro inclui a visita ao Centro Histórico e Museu da Imigração

Publicado em: 01/09/2023 14h45 | Atualizado em: 01/09/2023
foto de estudantes do MOVA visitando a Pinacoteca

Na primeira etapa do Rolê Cultural do MOVA, o roteiro incluiu uma visita à Pinacoteca.

O Projeto Rolê Cultural está promovendo visitas guiadas no centro histórico com estudantes das instituições parceiras do MOVA-SP. As saídas ocorrem até o dia 23 de setembro, às terças, quartas, quintas e sábados, pela manhã e tarde.

Ao todo serão 1440 educandos, a maioria idosos, beneficiados nas Diretorias Regionais de Educação – DREs: Butantã, Campo Limpo, Capela do Socorro, Freguesia/Brasilândia, Ipiranga, Penha, Itaquera, Jaçanã/Tremembé, São Miguel, São Mateus e Santo Amaro.

O objetivo é levar os educandos das salas de aula às visitas culturais, proporcionando-lhes a oportunidade de conhecer espaços públicos da cidade e ter acesso a esse valioso patrimônio cultural. Essa abordagem tem o intuito de enriquecer o processo de ensino e aprendizagem, além de promover o turismo pedagógico.

Nesta fase, o roteiro inclui a visita guiada pelo Centro Histórico e Museu da Imigração, com transporte gratuito e guia de turismo por meio do Programa City Tour, coordenado pela Secretaria Municipal do Turismo.

Movimento de Alfabetização de São Paulo – MOVA-SP

Esta forma de atendimento da Educação de Jovens e Adultos – EJA é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e organizações da Sociedade Civil para estabelecer classes de alfabetização inicial e combater o analfabetismo entre jovens, adultos e idosos. As salas do MOVA-SP estão instaladas em espaços não escolares, como associações comunitárias, igrejas, creches, residências ou empresas.

As atividades educativas e culturais presenciais, nesses espaços, ocorrem de segunda a quinta-feira, por duas horas e meia, nos períodos da manhã, tarde ou noite. Depois de alfabetizados, as educandas e os educandos são orientados a dar continuidade aos estudos em escolas públicas de São Paulo.

foto de estudantes do MOVA visitando a Pinacoteca

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Intersetorialidade na Educação Integral

Intersetorialidade na Educação Integral

Publicado em: 18/12/2015 3h33 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Pensando a ressignificação do Currículo na perspectiva da Educação Integral

Pensando a ressignificação do Currículo na perspectiva da Educação Integral

Publicado em: 18/12/2015 3h31 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Princípios e Diretrizes Pedagógicas da Educação Integral em Tempo Integral

Princípios e Diretrizes Pedagógicas da Educação Integral em Tempo Integral

Publicado em: 18/12/2015 3h27 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Conheça a trajetória do pensamento sobre a Educação Integral no Brasil e na cidade de São Paulo

Conheça a trajetória do pensamento sobre a Educação Integral no Brasil e na cidade de São Paulo

Publicado em: 18/12/2015 3h19 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Mapeamento das Experiências de Educação Integral em Tempo Integral na RME

Mapeamento das Experiências de Educação Integral em Tempo Integral na RME

Publicado em: 18/12/2015 3h16 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

1 1.414 1.415 1.416 1.417 1.418 1.488