Notícias
Rede Municipal de Ensino realiza a 1ª Edição do Festival Estudantil de Batalhas de Rimas e SLAM (FEBReS) 2025
Evento tem como proposta destacar as expressões culturais periféricas
Publicado em: 01/09/2025 11h47 | Atualizado em: 02/09/2025
A capital paulista será palco de um festival que celebra as expressões culturais periféricas por meio de um formato educativo e formativo. A 1ª edição do Festival Estudantil de Batalhas de Rimas e SLAM (FEBReS) é promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SME), através da Coordenadoria dos Centros Educacionais Unificados (COCEU) e da Divisão de Cultura (DIAC).
As inscrições estão abertas até o dia 12 de setembro por meio do formulário online. O evento de abertura será no dia 04 de outubro no CEU São Mateus e a final Municipal no dia 01 de novembro no CEU Vila Rubi.
Com o objetivo de valorizar a oralidade, a poesia e as diferentes culturas que fazem parte do cotidiano dos jovens da cidade, o FEBReS se propõe a ser uma celebração da palavra falada e performada, proporcionando aos participantes a oportunidade para vivenciar novas formas de expressão artística e de fortalecer suas habilidades de leitura e comunicação.
As apresentações devem ser de autoria própria e sem acompanhamento musical, que poderão ser lidas ou decoradas e cada participante terá até 3 minutos para se apresentar. O festival traz na sua primeira edição o SLAM como modalidade competitiva principal, além das Batalhas de Rima.
As apresentações são pensadas para promover o protagonismo juvenil, permitindo que estudantes da Rede Municipal possam vivenciar e compartilhar suas histórias, suas lutas e suas experiências, elevando a cultura da rua e suas diversas linguagens criativas.
O evento é aberto para estudantes da Rede Municipal de Ensino e para a comunidade escolar de forma geral. As categorias são divididas de acordo com a faixa etária e o nível de ensino de cada um dos participantes:
- Estudantil I: 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental
- Estudantil II: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental
- Estudantil III: 1º ao 3º ano do Ensino Médio
- Estudantil Libras: Estudantes surdos(as), com performances em Língua Brasileira de Sinais (Libras)
Os interessados não-matriculados na Rede Municipal de Ensino da Cidade de São Paulo, poderão participar nas categorias:
- Livre: Público em geral, a partir de 15 anos, sem vínculo escolar
- Livre Libras: Público surdo, a partir de 15 anos, com performances em Libras
Os vencedores de cada categoria na Grande Final Municipal receberão troféus ou medalhas, e todos os participantes receberão Certificado de Participação, emitido pela Comissão Organizadora do Festival.
O regulamento completo e informações detalhadas sobre o evento também estão disponíveis para consulta clicando aqui.
Para dúvidas ou mais informações, os interessados devem entrar em contato com a Diretoria Regional de Educação (DRE) da sua região.
Link de inscrição: FEBRES 2025 – FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação São Miguel
EMEF Senador Lino de Mattos realiza projeto “Setembro Amarelo: Caminhada pela Vida” para conscientização sobre saúde mental
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições abertas para o curso “Protocolo Integrado de Busca Ativa Escolar” voltado aos educadores
Academia Estudantil de Letras
Semana de Arte Moderna da AEL contará com apresentações em diversos CEUs
Secretaria Municipal de Educação
Imprensa Jovem entrevista psicóloga Jane Lopes para debater a prevenção ao uso de substâncias psicoativas na adolescência
Secretaria Municipal de Educação
SME realiza reunião com o Comitê de Gestão de Riscos do Programa de Integridade 2025
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Estudantes e educadores da Rede Municipal participam de evento em celebração aos 50 anos do Instituto da Criança e do Adolescente
Relacionadas

EMEF Senador Lino de Mattos realiza projeto “Setembro Amarelo: Caminhada pela Vida” para conscientização sobre saúde mental
Publicado em: 26/09/2025 2h00 - em Diretoria Regional de Educação São Miguel

Inscrições abertas para o curso “Protocolo Integrado de Busca Ativa Escolar” voltado aos educadores
Publicado em: 26/09/2025 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Semana de Arte Moderna da AEL contará com apresentações em diversos CEUs
Publicado em: 25/09/2025 6h41 - em Academia Estudantil de Letras

Imprensa Jovem entrevista psicóloga Jane Lopes para debater a prevenção ao uso de substâncias psicoativas na adolescência
Publicado em: 25/09/2025 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

SME realiza reunião com o Comitê de Gestão de Riscos do Programa de Integridade 2025
Publicado em: 24/09/2025 4h24 - em Secretaria Municipal de Educação