Notícias

Quarto dia do Arte e Sabor reúne merendeiras na Cinemateca Brasileira

O penúltimo encontro da Formação Arte e Sabor contou com oficinas de arte e exibição de filme

Publicado em: 15/12/2015 16h34 | Atualizado em: 30/11/2020

No dia 4 de dezembro, na Cinemateca Brasileira, aconteceu o quarto encontro da formação Arte e Sabor, para as 104 merendeiras da Rede Municipal de Ensino. O projeto é uma iniciativa do Instituto Tomie Ohtake com a fundação Nestlé Brasil e tem o apoio do Departamento de Alimentação Escolar (DAE).

Neste encontro as merendeiras visitaram a Cinemateca Brasileira. No período da manhã, elas puderam assistir ao filme “Chocolate” (Estados Unidos, 2000), que conta a historia de uma mãe solteira que conseguiu mudar uma pacata Vila na França ao abrir uma loja de chocolate. O filme levantou uma discussão sobre o poder de mudança que a comida pode ter e o potencial das merendeiras em transformar a vida das crianças.
Após o almoço, na própria Cinemateca, foram realizadas as oficinas de artes. Uma delas com as artistas Carolina Barreiros e Julia Paccola, propôs a leitura da crônica “A invenção da laranja” de Fernando Sabino, que as fez refletir sobre agroecologia, a produção de alimentos orgânicos e sobre a importância destes alimentos nas escolas.
Logo depois desta atividade, as artistas fizeram uma apresentação da História da Arte contada por naturezas mortas, através de pinturas e fotografias. Com uma linha do tempo que contemplou artistas de 1575 até a década de 1960, as merendeiras puderam ver as diferenças na forma de retratar os alimentos em diferentes épocas. Também ocorreu a Oficina com Carimbos, na qual as merendeiras fizeram diferentes carimbos com diversos alimentos in natura, expondo-os pela Cinemateca.
A outra oficina, das artistas Auana Diniz e Mariana Serri, consistiu na criação de pratos. Porém, os pratos deviam ser feitos com materiais inusitados, como giz de cera, barbante, botões, algodão, entre outros materiais, que serviram de provocação e inspiração para as merendeiras sempre explorarem a textura, as cores, a disposição dos ingredientes e o sentimento que elas colocam nos pratos.  

Confira aqui a galeria de fotos do evento!

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Ilustração de uma jovem negra que é personagem da Revista Jovenilda e sua turma
fotos dos itens que compõe o uniforme das escolas da prefeitura de São Paulo
Fachada de uma Escola Tecnica Estadual - Etec

Aluno da EMEF Coelho Neto conquista primeiro lugar em curso da ETEC São Mateus

Publicado em: 27/01/2023 11h06 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de crianças da Emebs Lucie Bray fazendo pintura em plástico transparente. Uma professora os auxilia
fotografia de auditório com aReunião De Planejamento

SME promove Organização Pedagógica de 2023

Publicado em: 24/01/2023 5h08 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.310