Provas para o Vestibulinho da ETEC – 2º Semestre de 2024 acontecem neste domingo (09)

32 CEUs da capital paulista são polos da ETEC através do modelo de classes descentralizadas

Publicado em: 07/06/2024 16h51 | Atualizado em: 07/06/2024
Fotografia de uma mão segurando um lápis sobre uma folha de respostas.

Neste domingo (09) acontece a prova para o Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) para o segundo semestre de 2024. Um convênio entre a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo com o Centro Paula Souza possibilita que 32 Centros Educacionais Unificados (CEUs) sejam classes descentralizadas que funcionam com um ou mais cursos técnicos gratuitos, sob a administração de uma Etec.

O convênio do Governo do Estado com a Prefeitura de São Paulo funciona no modelo de classe descentralizada, em que o Centro Paula Souza cria novas turmas, no período noturno, aproveitando a infraestrutura existente. Cada CEU trabalha em conjunto com uma Etec, que é responsável pelos cursos, fornece os professores e a certificação dos estudantes.

Os cursos são gratuitos e oferecidos no período noturno para maior acesso do público. Atualmente, existem 11 opções de cursos técnicos em CEUs: Administração, Contabilidade, Finanças, Informática, Logística, Marketing, Recursos Humanos, Qualidade, Serviços Jurídicos e Guia de Turismo.

Os candidatos podem consultar o local de prova através do site: https://www.vestibulinhoetec.com.br/home/.  A prova  para o 1º módulo – para os Cursos do Ensino Técnico (presencial, semipresencial e on-line) será composta por 50 questões objetivas.  A prova avaliará as competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Fundamental II nas áreas de Linguagens (Português), de Matemática, de Ciências Humanas (Geografia e História) e de Ciências da Natureza.

No dia da prova os candidatos devem comparecer ao local com um documento original de identidade, caneta esferográfica preta ou azul, lápis, borracha e régua. Os gabaritos oficiais serão divulgados no dia 12 de junho a partir das 15h no site oficial do vestibulinho. A classificação geral será divulgada em 10 de julho a partir das 15h.