Notícias
Protagonismo Juvenil
Aos 14 anos, Jeferson é presidente do Conselho de Escola
Publicado em: 02/06/2016 16h17 | Atualizado em: 04/12/2020Jeferson Rodrigues Gomes é um prodígio. Tem 14 anos, cursa a 8ª série na Escola Municipal de Ensino Fundamental Ernani Silva Bruno, situado no bairro de Taipas, zona Norte da Cidade de São Paulo. Ele já foi aluno monitor nas aulas de informática educativa e atua como mestre de cerimônias nos eventos que a escola promove. Jeferson também é ex-presidente do grêmio estudantil e, há dois anos, ocupa o cargo de presidente do Conselho de Escola, grupo formado pela direção, professores, alunos, pais e funcionários da unidade.
Para a assistente de direção, Solange Sola Selofite, “Jeferson representa o protagonismo juvenil no cotidiano da escola e, mesmo com tantas tarefas e responsabilidades, possui um grande círculo de amizades”. Ela afirma que, entre uma atividade e outra, o garoto ajuda na organização da escola, tira boas notas e é considerado o porta voz dos seus colegas quando há algo para se resolver com a direção.
Como todo adolescente desta idade gosta de jogar videogame, andar de bicicleta e estar com os amigos. Mesmo com agenda apertada, o garoto admite que adora este trabalho e que a família se orgulha do estreito relacionamento que ele possui com a escola.
Mostrando muita desenvoltura e boa articulação para se comunicar Jeferson conversou com o Portal da Secretaria Municipal de Educação. Acompanhe abaixo trechos da entrevista.
Portal: Qual é a importância da educação para você?
Jeferson: eu acredito que a educação prepara a pessoa para conseguir entender melhor a sociedade, respeitando as diferentes culturas.
Portal: Quando e porque começou a se interessar em participar do conselho de escola?
Jeferson: faz cinco anos que comecei a participar do conselho de escolha. Sabia que era possível participar e dar opinião na construção de uma escola mais democrática, isso me motivou. Imaginar que eu poderia ser o porta-voz da opinião dos meus colegas, para que a opinião de todos fosse ouvida. E, agora, faz três anos que me tornei presidente do conselho.
Portal: O que os seus colegas acham disso?
Jeferson: eles acham que eu sou uma pessoa importante na escola, uma ambulância que socorre a todos. Sabem que podem contar comigo sempre que precisarem, para as reivindicações, organização de festas, etc.
Portal: Quais melhoras já foram conquistadas pelo conselho de escola?
Jeferson: eu acredito que a maior conquista, depois que eu comecei a participar do conselho, foi o interesse dos outros alunos em saber como ele funcionava e também demonstrarem o interesse em participar. A partir daí, com um grupo ativo, conseguimos reivindicar algumas ações para escola, como por exemplo, a cobertura da quadra. Isso influenciou outros alunos a expressarem as suas opiniões e perceberem que o papel do aluno não termina ao sair da sala de aula.
Portal: Como é a sua relação com os professores?
Jeferson: é uma relação bem diferente daquela que os outros alunos possuem, pois a grande maioria interage com os professores somente dentro da sala de aula e nada mais. Eu, no caso, por participar das ações da escola há muito tempo, já possuo uma aproximação maior com os professores e demais funcionários da escola, converso sobre diversos assuntos, auxilio no que é necessário e posso dizer que, assim como outros alunos que também são ativos, que tenho uma relação de amizade. Sinto que eles são uma boa influencia para minha vida, como pessoas e profissionais.
Portal: O que seus pais acham de você dedicar tanto tempo da sua vida para a escola?
Jeferson: minha família no início não gostava muito. Eles não sabiam por que eu ficava tantas horas na escola. Aos poucos passaram a aceitar e incentivar, pois sabem que eu gosto de estar na escola e estudar, que é bom eu conviver com pessoas maduras, que me influenciam positivamente a caminhar para o caminho certo. Minha mãe também sente orgulho e emoção em saber que é o meu último ano aqui.
Portal: De quais atividades você participa na escola?
Jeferson: faço um pouco de tudo, ajudo na organização dos eventos e sou mestre de cerimonia em todos eles, auxilio alguns alunos a fazerem trabalhos, auxilio os professores a prepararem as aulas com o uso das tecnologias – o uso dos tablets, do datashow, computadores – enfim, os recursos tecnológicos com o objetivo de deixar as aulas mais atrativas e os alunos aprenderem mais.
Portal: Esse é o seu último ano na escola, quais são as suas perspectivas para o próximo ano?
Jeferson: sinto tristeza em saber que no ano que vem não estarei mais aqui, nesta escola que me acolhe tanto e me prepara muito bem para o futuro. Tenho receio de ir para uma escola que eu não me sinta tão bem e que eu não possa ajudar como faço aqui. Esta escola é muito importante para mim e me fez uma pessoa melhor e me faz compreender o mundo de uma forma diferente.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
SME é destaque em edital de boas práticas do Programa +Iguais da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos
Secretaria Municipal de Educação
SME divulga consulta aberta para atualização do Manual de Normas e Procedimentos
Secretaria Municipal de Educação
Escolas Municipais de São Paulo aderem a festas e cultura de imigrantes para facilitar aprendizado
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de São Paulo divulga critérios para pagamento da segunda parcela do Prêmio de Desempenho Educacional (PDE)
Secretaria Municipal de Educação
EMEFs Olegário Mariano e José Amadei promovem aprendizagens com construção de carrinhos de rolimã
Educomunicação
Chegou a 8ª Edição da Revista Imprensa Jovem em parceria com a Metodista
Relacionadas
Programa de Alimentação Escolar no Brasil na visão de jornalista internacional
Publicado em: 30/03/2016 12h33 - em Alimentação Escolar
Projeto “Livro Viajante” completa cinco anos no CEI Geraldo de Arruda
Publicado em: 30/03/2016 9h34 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro
Entrega dos Kits de Robótica Educacional
Publicado em: 29/03/2016 4h57 - em Informática Educativa
Plateia SME – edição edição 29 de março
Publicado em: 29/03/2016 4h44 - em CEU e COCEU
Quadro-Síntese dos Indicadores de Qualidade da Educação Infantil Paulistana
Publicado em: 29/03/2016 3h35 - em Educação Infantil