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Projeto Pequenos Gigantes formará educadores de CEIs indiretos e conveniados
Iniciativa será desenvolvida pela SME em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo – APAE
Publicado em: 23/05/2016 17h45 | Atualizado em: 04/05/2021Professores que atuam nos Centros Educação Infantil (CEIs) indiretos e conveniados da Rede Municipal de Ensino poderão participar de formação que tem objetivo formar para a atuação preventiva em casos de sinais de atraso do desenvolvimento infantil. Ação contemplará, em suas duas primeiras etapas, cerca de 3600 profissionais e será desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São Paulo – APAE.
O projeto para formação se chama Pequenos Gigantes e foi lançado nesta segunda-feira, 23 de maio, no Centro Educacional Unificado (CEU) Aricanduva, quando formalizada a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre a SME e a APAE. Assinaram o termo de Cooperação o Secretário Municipal de Educação, Gabriel Chalita e o Sr. Felipe Clemente Santos, Diretor-Presidente da APAE. A Coordenadora da Coordenadoria Pedagógica da SME, Fátima Antônio, presenciou o ato e falou aos presentes sobre os objetivos do projeto.
“Esta formação faz parte de uma política de infância para a cidade de São Paulo, que está inserida no Programa São Paulo Carinhosa e que envolve uma série de ações voltadas à infância. É uma política que vê nossos bebês e nossas crianças como sujeitos de direitos. Desta forma, é fundamental que profissionais que atuam em nossas unidades educacionais estejam participando deste projeto para que a gente possa cada vez mais garantir a qualidade social dos nossos alunos”, disse Fátima Antônio.
“O quanto antes a gente compreender o que elas (crianças) possuem, antes poderemos intervir no seu desenvolvimento. Conseguir iniciar um trabalho específico com crianças com cerca de 2 anos gerará um benefício gigantesco para o futuro”, enfatizou o Diretor-Presidente da APAE.
O Secretário Chalita ressaltou a importância da parceria, devido ao nível de excelência que a APAE demonstra em anos de atuação no Estado de São Paulo. “O cérebro é algo que necessita ser estimulado e eu não tenho dúvidas que estas crianças, de 0 a 3 anos, que hoje são acolhidas em nossas escolas terão um desenvolvimento diferenciado”, ressaltou Chalita.
O evento contou com a apresentação cultural de cerca de 20 estudantes do Centro de Integração e Educação de Jovens e Adultos (CIEJA) Itaquera. Eles fizeram apresentação de dança circular.
Projeto Pequenos Gigantes – Termo de Cooperação entre SME e APAE-SP que tem o objetivo oferecer formação e acompanhamento aos educadores de CEIs Indiretos e Conveniados. Os temas e conteúdos a serem abordados tratarão de questões relacionadas com desenvolvimento infantil para uma atuação integrada e pró ativa no caso de sinais de atraso.
O Projeto acontecerá em quatro etapas e envolverá o estudo do cenário com a articulação entre a APAE e a SME, por meio das Diretorias de Educação Especial e de Educação Infantil, Diretorias Regionais de Educação, e Unidades Escolares. Qualificação profissional, assessoria em campo e a disseminação dos conhecimentos estão previstas nas etapas. Nos dois primeiros momentos cerca de 3.600 educadores estarão envolvidos.
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