Notícias
Projeto Memórias em Pauta publica revista e livro escritos por estudantes do CIEJA Perus
Matéria produzida pela equipe Imprensa Jovem + CIEJA Perus
Publicado em: 18/12/2018 12h49 | Atualizado em: 30/11/2020
Professores Adriana das Graças, Ceciana de Melo e Rossini Castro entregam o certificado e a revista Memórias em Pauta à aluna repórter Eliane Maria da Silva.
Matéria produzida pela equipe Imprensa Jovem + CIEJA Perus.
No dia 6 de dezembro, no Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos Perus I, foi feito o lançamento da primeira edição da Revista Memórias em Pauta, com entrega de Certificados aos estudantes que participaram da Oficina de Radiojornalismo. A Oficina, iniciada em 2016, este ano ganhou novas contribuições de estudantes e professores com o projeto da revista Memórias em Pauta, visando um trabalho colaborativo e significativo.
O projeto da revista, composta por 19 textos escritos pelos estudantes da Oficina, parte do resgate das histórias de vida, identidade e memória para, a partir daí, a realização de propostas de reportagens no território de Perus. A primeira parte do projeto envolveu a escuta atenta dos estudantes, pesquisa de fotos e histórias de vida, registradas em revista e livro, do tempo de infância de nossos estudantes, das dificuldades na terra natal, da migração, da luta por moradia, saúde e educação, entre outras histórias.
Esta Oficina de Radiojornalismo já passou por diferentes etapas desde sua criação em 2016. Inicialmente criou-se a Rádio Whatsapp, alimentando o site Imprensa Jovem Mais. Em 2017, os estudantes realizaram reportagens internas, principalmente com o objetivo de fazer os programas de rádio com informações sobre os eventos do CIEJA Perus I. Em 2018, a Oficina ganhou novas contribuições e formatos, inclusive com a introdução do telejornalismo, que estimulou o projeto da revista Memórias em Pauta.
Clique aqui e conheça a revista Memórias em Pauta.
Aluna repórter Michele Ferreira Rangel recebe certificado e a revista Memórias em Pauta.
“Os estudantes se envolveram profundamente com a escrita de suas histórias, superando as expectativas iniciais de textos curtos, e passaram a escrever relatos mais longos e completos”, explica o Professor Rossini Castro e, como exemplo, cita os registros da aluna repórter Gicélia Pires da Silva, que resultaram no lançamento de um livro intitulado “Viver e Resistir”.
Lançamento do Livro “Viver e Resistir” da aluna repórter Gicélia Pires da Silva no CIEJA PERUS I.
Para a aluna repórter Gicélia Pires da Silva, escrever a sua história foi como viajar no tempo e poder compartilhá-la com outras pessoas a deixou muito feliz. “Fiquei muito emocionada em deixar uma mensagem carinhosa em cada livro. Espero inspirar outros alunos a escrever sua própria história”, conta Gicélia. Ela exorta os alunos que têm uma história parecida com a sua a não desistir, perseverar no sonho de aprender a ler e escrever e conclui que “a escola é transformadora, tem a capacidade de nos encorajar, de nos dar autoestima e nos faz acreditar que o vencedor é aquele que persevera na luta. Quando entrei no CIEJA Perus I mal conseguia me expressar e hoje saio formada e com um livro publicado”.
Aluna repórter Gicélia Pires da Silva autografado seu livro
“Não é tarefa fácil revisitar o próprio passado e se dispor a recontá-lo, compartilhando experiências. O processo de criação se mostrou rico, uma vez que os estudantes se sentiram valorizados e estimulados a pesquisar, redigir, digitar e editar seus próprios textos. Por termos como ponto de partida as histórias vividas pelos próprios estudantes, os desafios propostos foram significativos, com as diversas vozes em ação”, afirma a professora Ceciana de Melo. “Cada história de vida tem sua originalidade, com experiências únicas, mas também se descobrem pontos em comum, histórias que se intercruzam”, conclui.
Clique aqui e acesse o livro Viver e Resistir.
Professores responsáveis:
Adriana das Graças, Ceciana de Melo e Rossini Castro.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Escolas de Ensino Médio da Rede Municipal de São Paulo recebem projeto piloto de aula de Língua Coreana
Secretaria Municipal de Educação
O 11º Seminário e Mostra de Tecnologia da Rede Municipal de Ensino movimenta mais de 6 mil estudantes e professores em palestras e atividades imersivas
Secretaria Municipal de Educação
CEU Parque do Carmo promove oficinas que combinam prática do crochê e literatura
Secretaria Municipal de Educação
Professora da Rede Municipal de Ensino, indígena do povo Pankará, realiza vivências com crianças a partir de sua história e memórias afetivas que tem com a avó e os potes de barro que ela fazia
Secretaria Municipal de Educação
Estudantes de escola municipal de São Paulo criam óculos com sensor ecolocalizador para auxiliar pessoas cegas ou com deficiência visual
Secretaria Municipal de Educação
Escola municipal da zona Leste realiza desfile de moda sustentável
Relacionadas
CEU Navegantes recebe oficina de rádio comunitária
Publicado em: 01/11/2016 10h18 - em CEU e COCEU
Alunos do CEU Azul da Cor do Mar realizam colheita
Publicado em: 01/11/2016 10h17 - em Alimentação Escolar
Alunos, professores e comunidade celebram aniversário do CEU Azul da Cor do Mar
Publicado em: 01/11/2016 10h16 - em CEU e COCEU
Prova Mais Educação – 2º semestre de 2016
Publicado em: 31/10/2016 4h57 - em Avaliação
Política paulistana de Educação Especial
Publicado em: 31/10/2016 3h29 - em Educação Especial