Notícias
CEU Parque do Carmo promove oficinas que combinam prática do crochê e literatura
Projeto “Crocheteando Poesia” proporciona entretenimento, interação e fonte de renda para público da melhor idade
Publicado em: 31/10/2024 11h16 | Atualizado em: 24/09/2024Escrita em 16 de setembro de 2024
Semanalmente, mulheres que fazem parte da comunidade do Centro Educacional Unificado (CEU) Parque do Carmo reúnem-se na biblioteca da unidade para o projeto Crocheteando Poesia. A ação, coordenada pelo Núcleo de Cultura do CEU, ensina pontos básicos do crochê enquanto estimula o gosto pela leitura e poesia.
O Projeto iniciou em junho de 2024 e é oportunizado a partir das oficinas da Professora Matilde e sua assistente Sandra. Cada encontro tem duração de duas horas e acontece nos espaços da biblioteca que fica dentro do CEU. Pelo menos uma vez por semana, o projeto conta com a participação ativa das bibliotecárias, que fazem a leitura de poesias em voz alta para as mulheres que estão na atividade.
Além de proporcionar entretenimento, interação e fonte de renda extra para as mulheres que, em sua maioria, fazem parte da melhor idade, o projeto Crocheteando Poesia estimula a cognição, a criatividade e o gosto pela literatura. A coordenadora do Núcleo de Cultura do CEU, Talitha de Jesus, conta que ocorreu um aumento do número de usuários e de empréstimos na biblioteca desde o início do projeto.
Os encontros do Crocheteando Poesia acontecem em três horários sempre às segundas e quartas-feiras e também às terças e quintas-feiras. Já às sextas, acontecem as oficinas de Amigurumi, em que são confeccionados pequenos bonecos utilizando as técnicas de crochê. Pessoas interessadas podem ir até a biblioteca da unidade para saber sobre a disponibilidade das vagas e fazer inscrição.
Os panos de prato com barra de crochê, tapetes, caminhos de mesa, bonecos e muito mais confeccionados nas aulas são expostos para o público, mensalmente, na biblioteca da unidade, como forma de valorizar o aprendizado das participantes e incentivar que mais pessoas conheçam as oficinas.
Serviço:
Oficinas:
Crocheteando Poesia
segunda-feira e quarta-feira – 8h, 10h e 13h
terça-feira e quarta-feira – 14h, 16h e 18h
Amigurumi
sexta-feira – 14h às 17h
Local: CEU Parque do Carmo
Endereço: R. Guerra de Aguiar, 63-237 – Jardim Nossa Sra. do Carmo
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Itaquera
CEU Azul da Cor do Mar recebe Congresso Às de Ouro para capacitação de mulheres
Março Mulher 2026
Março Mulher 2026 fortalece práticas pedagógicas voltadas à equidade de gênero na Rede Municipal
Alimentação Escolar
Programa fortalece práticas de Educação Alimentar e Nutricional nas Escolas municipais
Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
SME entrega mais uma creche de educação infantil no Campo Limpo
Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé
Projeto “Saia Sambando” promove oficina e roda de samba no CEU Tremembé
Secretaria Municipal de Educação
Cardápio Escolar Sustentável alia alimentação saudável e cuidado com o meio ambiente
Relacionadas
CEU Azul da Cor do Mar recebe Congresso Às de Ouro para capacitação de mulheres
Publicado em: 06/03/2026 6h20 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera
Março Mulher 2026 fortalece práticas pedagógicas voltadas à equidade de gênero na Rede Municipal
Publicado em: 06/03/2026 5h31 - em Março Mulher 2026
Programa fortalece práticas de Educação Alimentar e Nutricional nas Escolas municipais
Publicado em: 06/03/2026 10h00 - em Alimentação Escolar
SME entrega mais uma creche de educação infantil no Campo Limpo
Publicado em: 05/03/2026 4h45 - em Diretoria Regional de Educação Campo Limpo
Projeto “Saia Sambando” promove oficina e roda de samba no CEU Tremembé
Publicado em: 05/03/2026 1h20 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé