Notícias

O 11º Seminário e Mostra de Tecnologia da Rede Municipal de Ensino movimenta mais de 6 mil estudantes e professores em palestras e atividades imersivas

Foram dois dias com muitas atividades de tecnologia, robótica  e desafios para estudantes, professores;  este ano o evento comemorou os 30 anos de Tecnologias na Rede Municipal de Ensino  

Publicado em: 31/10/2024 11h31 | Atualizado em: 31/10/2024
11º Seminário e Mostra de Tecnologias – Ação Promovendo a Reflexão

O “11º Seminário e Mostra de Tecnologias – Ação Promovendo a Reflexão” aconteceu nos dias 16 e 17 de outubro, das 8h às 17h, no Pro Magno Centro de Eventos. Este ano o evento celebrou os 30 anos de Tecnologias na Rede Municipal de Ensino da capital paulista.

A ação reuniu mais de 6 mil professores e estudantes com programação que incluiu experiências imersivas como JAMs de robótica e de games, Hackathon, além de mesas de apresentação de trabalhos relacionados a Programação, Letramento Digital e Tecnologias da Informação e Comunicação. 

As atividades aconteceram simultaneamente e contaram com produção de robótica e linguagem de programação, mostra de projetos produzidos nas escolas, jogos voltados para aprendizagem , Hackathon, que é um desafio de programação lançado no dia evento e Game JAM. 

E, ainda, tiveram arenas com palestras, relatos de práticas, oficinas e apresentações de trabalhos. Entre os destaques para as oficinas estavam criação de brinquedos com a micro:bit, programação e octostudio para crianças, uso da inteligência artificial na educação, escape room “Lendas geram Lendas”, criação de autômatos e engenhocas criativas e muito mais.

Essa ação fomenta o interesse dos estudantes por tecnologia, desenvolve habilidades específicas e promove a inclusão digital. Além de preparar os estudantes para um mundo cada vez mais digital, também promove a formação de cidadãos ativos e participativos em uma sociedade globalmente conectada e em constante evolução. 

A Mostra é uma realização da Divisão de Currículo – Tecnologia para Aprendizagem (TPA), da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, e proporciona um momento de compartilhamento de ações, ideias e produções na área de tecnologias e robótica. Os participantes também têm a oportunidade de aplicar no cotidiano escolar os conhecimentos do Currículo da Cidade de São Paulo – Tecnologias para Aprendizagem.  

Nos dois dias houve translado para o evento no metrô Barra Funda, saída pelo Terminal Turístico, das 8h às 17h.  

Veja a programação completa no site do 11º Seminário e Mostra de Tecnologias – Ação Promovendo a Reflexão.

E-book Tecnologias para Aprendizagem

Desde a chegada dos primeiros computadores nas escolas até o Programa de Robótica Criativa e muitos outros desenvolvidos na Rede Municipal de Ensino (RME) foi uma longa trajetória. Para narrar e registrar essa história a Secretaria Municipal de Educação (SME) desenvolveu o ebook “Tecnologias para Aprendizagem: da Informática Educativa à Educação Digital”.

Conheça aqui a publicação completa.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de melhadalhas de ouro, prata e bronze no pescoço de dois atletas coom uniforme de ju-jitso.

Atletas do CEU Vila Rubi conquistam sete ouros entre 11 medalhas no Pan-Americano de Jiu-Jitsu 

Publicado em: 12/08/2026 6h31 - em Diretoria Regional de Educação Capela do Socorro

Fotografia mostra a piscina coberta do CEU Silvio Santos. O espaço é amplo, iluminado por grandes janelas laterais que permitem a entrada de luz natural. A piscina possui raias delimitadas por flutuadores nas cores vermelha, branca e azul, além de marcações escuras no fundo que orientam a prática da natação. Ao redor da piscina há piso antiderrapante, escadas de acesso à água, plataformas de saída e equipamentos de apoio aos treinamentos. A imagem destaca a infraestrutura esportiva destinada às atividades de natação e promoção do esporte nos Centros Educacionais Unificados (CEUs).
Arte gráfica com fundo em tons terrosos e moldura composta por grafismos inspirados em padrões indígenas nas cores verde, laranja, vermelho e marrom. Ao centro, destaca-se o título

Agosto Indígena leva programação cultural gratuita aos CEUs

Publicado em: 11/08/2026 11h53 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra um artista pintando um mural em grande escala no muro de uma escola da Rede Municipal de Ensino. A obra, em processo de criação, apresenta desenhos, letras e formas geométricas sobre um fundo azul, com áreas em tons de amarelo e laranja. O artista trabalha em frente ao mural utilizando materiais de pintura, enquanto uma escada está apoiada ao lado da parede. Em primeiro plano, estudantes, vistos de costas e sentados no pátio, acompanham a atividade artística. A cena representa a integração entre arte, educação e participação da comunidade escolar

Paredes que Falam leva arte e protagonismo a escolas da Rede Municipal

Publicado em: 10/08/2026 5h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Banner em tons de azul e amarelo com o texto

Atendimento da COGEP será realizado temporariamente na Vila Clementino 

Publicado em: 10/08/2026 1h01 - em Secretaria Municipal de Educação

«1 2 3 1.686