Notícias
O 11º Seminário e Mostra de Tecnologia da Rede Municipal de Ensino movimenta mais de 6 mil estudantes e professores em palestras e atividades imersivas
Foram dois dias com muitas atividades de tecnologia, robótica e desafios para estudantes, professores; este ano o evento comemorou os 30 anos de Tecnologias na Rede Municipal de Ensino
Publicado em: 31/10/2024 11h31 | Atualizado em: 31/10/2024
O “11º Seminário e Mostra de Tecnologias – Ação Promovendo a Reflexão” aconteceu nos dias 16 e 17 de outubro, das 8h às 17h, no Pro Magno Centro de Eventos. Este ano o evento celebrou os 30 anos de Tecnologias na Rede Municipal de Ensino da capital paulista.
A ação reuniu mais de 6 mil professores e estudantes com programação que incluiu experiências imersivas como JAMs de robótica e de games, Hackathon, além de mesas de apresentação de trabalhos relacionados a Programação, Letramento Digital e Tecnologias da Informação e Comunicação.
As atividades aconteceram simultaneamente e contaram com produção de robótica e linguagem de programação, mostra de projetos produzidos nas escolas, jogos voltados para aprendizagem , Hackathon, que é um desafio de programação lançado no dia evento e Game JAM.
E, ainda, tiveram arenas com palestras, relatos de práticas, oficinas e apresentações de trabalhos. Entre os destaques para as oficinas estavam criação de brinquedos com a micro:bit, programação e octostudio para crianças, uso da inteligência artificial na educação, escape room “Lendas geram Lendas”, criação de autômatos e engenhocas criativas e muito mais.
Essa ação fomenta o interesse dos estudantes por tecnologia, desenvolve habilidades específicas e promove a inclusão digital. Além de preparar os estudantes para um mundo cada vez mais digital, também promove a formação de cidadãos ativos e participativos em uma sociedade globalmente conectada e em constante evolução.
A Mostra é uma realização da Divisão de Currículo – Tecnologia para Aprendizagem (TPA), da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, e proporciona um momento de compartilhamento de ações, ideias e produções na área de tecnologias e robótica. Os participantes também têm a oportunidade de aplicar no cotidiano escolar os conhecimentos do Currículo da Cidade de São Paulo – Tecnologias para Aprendizagem.
Nos dois dias houve translado para o evento no metrô Barra Funda, saída pelo Terminal Turístico, das 8h às 17h.
E-book Tecnologias para Aprendizagem
Desde a chegada dos primeiros computadores nas escolas até o Programa de Robótica Criativa e muitos outros desenvolvidos na Rede Municipal de Ensino (RME) foi uma longa trajetória. Para narrar e registrar essa história a Secretaria Municipal de Educação (SME) desenvolveu o ebook “Tecnologias para Aprendizagem: da Informática Educativa à Educação Digital”.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Guaianases
DRE Guaianases Realiza Reunião de Organização do Ano Letivo de 2025 com os CEIs Parceiro
Núcleo Técnico de Currículo
Secretaria Municipal de Educação realiza live sobre segurança na internet no Dia da Internet Segura
Secretaria Municipal de Educação
SME incentiva que estudantes, familiares e profissionais façam parte das instâncias de participação
Secretaria Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação promove reunião sobre o orçamento de 2025
Secretaria Municipal de Educação
Vestibular em polos da UniCEU estão com inscrições abertas
Secretaria Municipal de Educação
SME orienta famílias de estudantes matriculados em unidades municipalizadas
Relacionadas

DRE Guaianases Realiza Reunião de Organização do Ano Letivo de 2025 com os CEIs Parceiro
Publicado em: 10/02/2025 10h46 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases

Secretaria Municipal de Educação realiza live sobre segurança na internet no Dia da Internet Segura
Publicado em: 07/02/2025 5h42 - em Núcleo Técnico de Currículo

SME incentiva que estudantes, familiares e profissionais façam parte das instâncias de participação
Publicado em: 07/02/2025 4h49 - em Secretaria Municipal de Educação

Secretaria Municipal de Educação promove reunião sobre o orçamento de 2025
Publicado em: 07/02/2025 11h23 - em Secretaria Municipal de Educação

Vestibular em polos da UniCEU estão com inscrições abertas
Publicado em: 06/02/2025 5h34 - em Secretaria Municipal de Educação