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Projeto da Rede Municipal de Ensino recebe premiação da UNESCO
Sucesso nas escolas municipais, projeto Imprensa Jovem é reconhecido internacionalmente.
Publicado em: 22/01/2021 10h59 | Atualizado em: 22/01/2021![Grupo de estudantes do Imprensa Jovem entrevistando colega](https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/09/Educomunicação_grupo-de-estudantes-de-imprensa-jovem-entrevistando-garota.jpg)
Em 2020, o Projeto Imprensa Jovem – Agência de Notícias na Escola foi um dos vencedores do Prêmio Aliança para Mídia e Informação, da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO); em inglês o prêmio se chama UNESCO MIL Alliance. O Imprensa Jovem ficou entre os seis melhores do mundo, dividindo o terceiro lugar com um projeto do Paquistão.
O programa foi criado em 2005 para implantar agências de notícias formadas por estudantes nas escolas. Os estudantes-repórteres cobrem grandes eventos, como Bienal do Livro e Campus Party e compartilham conteúdos em blogs, rádios virtuais, YouTube, Facebook e outras mídias.
Como é desenvolvido
O Imprensa Jovem contribui com o trabalho dos professores e a formação dos estudantes das escolas públicas municipais com atividades curriculares e fora da grade curricular sobre educação a distância e o uso da mídia no ensino, além de promover o direito à comunicação livre, democrática e responsável no ambiente escolar.
O programa faz parte das ações do Núcleo de Educomunicação, da Secretaria Municipal de Educação, coordenado pelo professor Carlos Lima, criador do Imprensa Jovem. Para ele, “o projeto é uma ação em construção que ainda pode se estabelecer como proposta de Alfabetização Midiática Informacional, educando para produção e leitura crítica da mídia e apoiando o combate à desinformação e as Fakes News”.
Participam do projeto aproximadamente 12 mil estudantes em 386 escolas municipais, desde a Educação Infantil, passando pelo Ensino Fundamental, Ensino Médio, até a Educação de Jovens e Adultos; com um atendimento especial nos Centros de Educação e Cultura Indígena.
Descubra o que estes estudantes têm feito na página do Imprensa Jovem e no canal do YouTube.
Vem por aí
Em 2021, o Imprensa Jovem está concorrendo ao prêmio Wise Awards, da Qatar Foundation. Carlos Lima considera o prêmio como “uma espécie de Oscar para projetos ao redor do mundo”. O Wise Awards é concedido para ações que contribuem de forma positiva no enfrentamento dos desafios educacionais mundiais. A divulgação dos finalistas selecionados está prevista o mês de abril. Já o anúncio dos seis vencedores deverá acontecer em setembro deste ano. Vamos torcer para trazer mais este prêmio para a Rede Municipal de Ensino da cidade de São Paulo.
Conheça outros prêmios do Imprensa Jovem
2019
- O projeto foi contemplado no Prêmio Desafio de Aprendizagem Criativa, do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e também representou o Brasil como Prática de Alfabetização Midiática e Informacional, reconhecida pela UNESCO, no evento Global MIL Weeks, na Suécia.
2020
- A estudante do Imprensa Jovem e educomunicadora Ayla Ferreira dos Santos, com 14 anos à época, moradora de São Paulo e estudante da EMEF Professora Anna Silveira Pedreira tornou-se Embaixadora Inspiring Girls Brasil, com destaque para o trabalho realizado para apoiar estudantes e professores construindo vídeo tutoriais do Google Sala de Aula.
- O professor e educomunicador Bruno Ferreira da EMEF Henfil foi o vencedor do prêmio da Rede Professor Destaque com o projeto Canal Henfilmes no YouTube.
- O projeto de Educomunicação Rádio CEI Missionário ganhou o prêmio Apoio Emérito com o projeto Rádio Missionária.
- O projeto de Educomunicação Exercício do Pensamento: Por Uma Escola Justa, da EMEF Pedro Américo, DRE Freguesia/Brasilândia, realizado pelas professoras Claudia Maria Meirelles, Fernanda Valéria dos Santos Mota, pela coordenadora pedagógica Ana Carolina de Viveiros Beltran e pela supervisora escolar Patrícia Helena Ferreira, recebeu o Prêmio Desafio de Aprendizagem Criativa Brasil 2020 – MIT Media Lab., do Instituto de Tecnologia de Massachusetts e da Fundação Lemmann.
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