Notícias
Projeto da EMEF Carlos Francisco Gaspar ensina inglês por meio de músicas
Iniciativa tem o objetivo de despertar nos alunos o interesse em uma nova língua.
Publicado em: 28/03/2017 16h49 | Atualizado em: 30/11/2020
A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Carlos Francisco Gaspar, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, desenvolve desde o segundo semestre de 2016 o projeto Inglês com Música. A atividade tem o objetivo de utilizar canções estrangeiras para despertar nos alunos o interesse em conhecer uma nova língua.
De acordo com a Professora de Inglês e responsável por coordenar o projeto, Dora Célia Loiola, a ideia de realizar o projeto surgiu no segundo semestre de 2016. A intensão era utilizar músicas para chamar mais a atenção dos estudantes para as aulas. “A escolha dessa arte aconteceu pelo fato dela ser uma ferramenta de descontração e, ao mesmo tempo, rica em conteúdo”, completa.
A iniciativa atualmente conta com 20 alunos. Para Dora, a iniciativa é uma forma de trabalhar o protagonismo e despertar os alunos para o conhecimento de uma língua estrangeira inserida no contexto social de forma relevante.
Apesar de ainda ser um projeto recente, Dora diz que é possível identificar alguns resultados positivos como, por exemplo, o fato dos estudantes do projeto compartilharem com os demais da escola o conteúdo aprendido nos encontros. Além disso, a Professora também diz que outras atividades começaram a ser desenvolvidas a partir da iniciativa. “No fim do ano passado, tivemos uma apresentação no formato de coral para a comunidade, que adorou”, destaca.
Como funciona o projeto – O Inglês com Música acontece em três dias na semana. Em cada um deles, os alunos falam sobre suas preferências musicais e, a partir disso, são selecionadas algumas músicas para estudo. Com elas escolhidas, são apresentados vídeos destas canções duas vezes, sendo uma sem legenda e outra com.
A letra da música é apresentada aos alunos de forma impressa e, em pares, os estudantes localizam e fazem a tradução das palavras que já conhecem. Posteriormente, são trabalhadas pela Professora as palavras chaves (key words) e cognatas (transparents). O aluno que escolheu a música tem uma atividade extra: fazer um breve relato da biografia do compositor, cantor ou banda.
Durante a aula, a música trabalhada e outras são tocadas. Feito todo esse exercício, os jovens são questionados sobre qual é o tema da letra da música. “A intenção é que, conforme o projeto for avançando e os alunos estiverem mais familiarizados, também sejam realizadas atividades que ajudem no desenvolvimento da pronúncia como, por exemplo, um karaokê”, completa Dora.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Butantã
SME realiza segunda etapa dos Seminários “Juntos Pela Aprendizagem” com as DREs
Diretoria Regional de Educação Ipiranga
CEU Vila Alpina oferece oficina de ginástica para o cérebro que melhora rendimento mental
Diretoria Regional de Educação Pirituba
CEU Jaguaré recebe ação solidária da Hamburgada do Bem neste sábado (26)
Secretaria Municipal de Educação
Inscrições para a Prova Nacional Docente (PND) seguem até sexta-feira (25)
Secretaria Municipal de Educação
CGM e SME divulgam escolas selecionadas para o Projeto Estudantes em Ação
Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia
Professor da Rede Municipal transformou gerações com o xadrez e hoje contribui com a formação de docentes
Relacionadas

Lançamento do site do PMLLLB
Publicado em: 03/02/2016 5h28 - em PMLLLB

Reunião de Bibliotecários CEUs – PMLLLB
Publicado em: 03/02/2016 5h27 - em PMLLLB

Rádio JMS entrevista celebridades da internet e conhece novidades na Campus Party
Publicado em: 03/02/2016 5h25 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé

Por dentro do jornalismo na Campus Party
Publicado em: 03/02/2016 5h25 - em CEU e COCEU

Minha primeira Campus Party: a mágica para sentir o futuro
Publicado em: 03/02/2016 5h23 - em Diretoria Regional de Educação Butantã