Notícias

Projeto Brincar recebe prêmio internacional como Prática Inovadora em Educação Inclusiva

Ação é desenvolvida em escolas municipais e amplia as possibilidades do brincar a partir de uma perspectiva acessível

Publicado em: 14/02/2020 14h08 | Atualizado em: 30/11/2020
Imagem com alunos aplaudindo ao fundo e na frente uma criança sorrindo com uma tiara rosa.

Ação desenvolvida em Escolas Municipais de Educação Infantil da cidade de São Paulo é reconhecida pelo Zero Project como uma das práticas mais inovadoras em educação inclusiva na primeira infância. O projeto Brincar é desenvolvido desde 2017 e tem o objetivo de ampliar as possibilidades do brincar a partir de uma perspectiva acessível, utilizando diferentes espaços e materiais disponíveis nas unidades escolares.

A iniciativa é desenvolvida por meio de um Acordo de Cooperação entre a Secretaria Municipal de Educação (Coordenadoria Pedagógica – Divisão de Educação Infantil e Divisão de Educação Especial), a Fundação Volkswagen e a Organização Mais Diferenças. Desde agosto de 2017, são organizadas formações para professores, gestores e coordenadores pedagógicos que estão inseridos no projeto Brincar, além de ações de acompanhamento das escolas, oficinas, cursos e seminário de compartilhamento de práticas pedagógicas inclusivas.

O Zero Project é uma iniciativa austríaca que, desde 2008, busca colaborar para a garantia dos direitos das pessoas com deficiência. O objetivo é compartilhar e disseminar globalmente projetos e políticas públicas voltadas à equiparação de oportunidades.

Em 2020, a Conferência Zero Project, sediada em Viena de 19 a 21 de fevereiro, terá como tema a educação inclusiva e reunirá mais de 500 delegados de 60 países.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Segundo dia do Seminário Latino-Americano sobre Práticas Pedagógicas na Educação Infantil

Segundo dia do Seminário Latino-Americano sobre Práticas Pedagógicas na Educação Infantil

Publicado em: 01/12/2016 3h21 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

Primeiro dia do Seminário Latino-Americano sobre Práticas Pedagógicas na Educação Infantil

Primeiro dia do Seminário Latino-Americano sobre Práticas Pedagógicas na Educação Infantil

Publicado em: 01/12/2016 3h21 - em Diretoria Regional de Educação Butantã

Inscrições para credenciamento de formadores/palestrantes - Educação Especial

Questionário de avaliação – Inovações para a Qualidade da Educação: da Gestão à Sala de Aula

Publicado em: 01/12/2016 11h03 - em Secretaria Municipal de Educação

Estagiários da CODAE exibem trabalhos de intervenção educacional

Estagiários da CODAE exibem trabalhos de intervenção educacional

Publicado em: 30/11/2016 5h51 - em Alimentação Escolar

Escolas municipais participam do projeto
1 1.119 1.120 1.121 1.122 1.123 1.493