Notícias

Estagiários da CODAE exibem trabalhos de intervenção educacional

Os quatro projetos mais votados desenvolvidos nas DRES foram exibidos na EMEBS Hellen Keller

Publicado em: 30/11/2016 17h51 | Atualizado em: 30/11/2020

FotoApresentacaoEstagiarios2.png

Os estagiários do Departamento de Supervisão da Coordenadoria de Alimentação Escolar (CODAE) apresentaram seus projetos de intervenção educacional na Escola Municipal de Educação Bilíngue para surdos (EMEBS) Hellen Keller. O tema dos trabalhos é definido pela Supervisão e o deste ano foi a proposição de ações voltadas à melhora da educação alimentar nos Centros de Educação Infantil (CEIs) conveniados. Entre os projetos realizados, os próprios estagiários votaram em quatro, que foram apresentados no evento, ocorrido em 25 de novembro.

As estagiárias Jaqueline Guilherme, Lidiane Cuba e Paloma Araújo, da Diretoria Regional de Educação (DRE) Freguesia do Ó/Brasilândia, apresentaram seu projeto de elaboração de uma cartilha para orientar os professores para a educação nutricional das crianças, além de atividades que visassem estimular o aumento do consumo de frutas, legumes e verduras e conscientizar sobre o desperdício. O material contém sugestões abrangendo desde o teatro de fantoches até oficinas culinárias e atividades a se desenvolver nas hortas escolares.

Nas unidades educacionais visitadas, 85,7% registraram aumento no consumo de frutas e hortaliças e 83% dos representantes apontaram a redução no desperdício como maior contribuição da iniciativa.

Já na DRE São Mateus, as estagiárias Bianca de Lima, Cecília América e Isabela Damasceno optaram por envolver os pais de alunos e elaboraram um livro colaborativo que circularia entre as famílias cujos filhos estudassem em escolas da DRE, para que contribuíssem com um relato de uma experiência relacionada à educação alimentar. A atividade poderia ser a preparação de uma receita, um jogo ou passeio que envolvesse de alguma forma a alimentação ou a apresentação de uma história.

Ana Carolina Zanetti, Maíra Conte Chaves e Vinícius Barbosa, da DRE Ipiranga realizaram oficinas com pais e educadores, explicando sobre o valor nutricional de alimentos naturais e processados e entregando materiais como CDs com músicas educativas sobre a alimentação e panfletos com receitas saudáveis, dicas alimentares e um resumo do Guia Alimentar para a População Brasileira.

Os estagiários Lucas Nasraui, Bárbara de Oliveira e Tainá Antunes, da DRE Butantã, organizaram um projeto de renovação dos refeitórios, tornando a decoração mais atraente e usando desenhos feitos pelas próprias crianças. Além disso, os cardápios passaram a ser expostos, utilizando também desenhos e fotos, que retratam os alimentos de forma atraente para o público infantil.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem com colunas coloridas e a sigla
Imagem mostra parte do corpo de duas pessoas. Uma está de camiseta cinza e segura em sua mão um termômetro apontado para o pulso da outra.

Programa “POT Volta às Aulas” da SME ganha prêmio do Tribunal de Contas de SP

Publicado em: 02/12/2021 4h55 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com mapa da cidade e meninas e meninos segurando equipamentos de comunicação como câmeras fotográficas, celulares e microfones.

Evento celebra 20 anos de Educomunicação na Rede Municipal de São Paulo

Publicado em: 02/12/2021 4h08 - em Secretaria Municipal de Educação

banner da Virada Esportiva 2021 - Movimente a vida

CEUs terão programação gratuita na Virada Esportiva

Publicado em: 01/12/2021 12h22 - em Secretaria Municipal de Educação

bebês sentados em uma mesa de refeição

CEI Jardim Santa Tereza resgata história de funcionários e promove almoços culturais temáticos

Publicado em: 30/11/2021 12h25 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.211