Notícias
Projeto “Brincar Juntos” promove interação entre alunos da EMEI Rio Branco e da EMEF Joaquim Bento
Iniciativa incentiva a troca de vivências e saberes para estudantes e educadores
Publicado em: 14/12/2016 16h07 | Atualizado em: 30/11/2020A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Barão do Rio Branco e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Joaquim Bento Alves de Lima Neto, ambas da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, começaram a promover em conjunto o projeto “Brincar Juntos”. A iniciativa começou em 2016 e tem como objetivos incentivar a troca de vivências e saberes entre as crianças.
Segundo Carla Souza, Coordenadora Pedagógica da EMEI Rio Branco, o projeto surgiu a partir da necessidade de integrar os currículos e conhecer o trabalho desenvolvido nas duas unidades. “Começamos a pensar juntos em uma atividade que contribuísse com o desenvolvimento da criança, considerando seu percurso, individualidades e experiências vivenciadas na Educação Infantil e que devem ser levadas em conta no Ensino Fundamental”, explicou. O projeto “Brincar Juntos” foi a sugestão devido a proximidade entre as escolas, fato que tornaria o deslocamento de uma unidade para outra e a troca de experiências mais fácil.
No “Brincar Juntos”, os estudantes do ciclo de alfabetização da EMEF vão até a EMEI em um dia previamente combinado para brincar com os alunos menores. As brincadeiras ocorrem no parque e no pátio da unidade e são disponibilizados às crianças materiais como cordas, bambolês, bolas e cones. A ideia, segundo Carla, é estimular os pequenos a propor e criar brincadeiras, incentivando assim o protagonismo infantil e trabalhando o ato do brincar como principal forma de expressão e compreensão do mundo.
De acordo com a Coordenadora, as crianças da EMEI ficam ansiosas esperando o dia de visita dos alunos da EMEF. Quando o dia chega, são os próprios estudantes que apresentam os espaços da escola. “O diálogo entre as duas unidades, no entanto, não é de algo novo. Ele já vem acontecendo desde 2014 por meio de outros projetos como, por exemplo, o de leitura compartilhada”, destaca Carla.
Carla afirma que os encontros estão proporcionando resultados positivos. Para ela, receber outros alunos na escola promove experiências de trocas de vivências e saberes e dá às crianças a oportunidade de serem autônomas e responsáveis por receber e cuidar do outro. “A troca entre os professores também é muito significativa, pois estas visitas dão a possibilidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo outro, bem como as dificuldades, os desafios e soluções encontradas no dia a dia”, destaca.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
VII Festival Municipal de Mancala Awelé e Africanidades vai reunir mais de 1200 estudantes
Secretaria Municipal de Educação
Vagas remanescentes para o VII Congresso Municipal de Educação
Secretaria Municipal de Educação
IV Expo Internacional Dia da Consciência Negra vai contar com programação em educação antirracista
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP realiza cerimônia de entronização do CEI Dandara dos Palmares
Secretaria Municipal de Educação
Renovação dos contratos de professores temporários
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de SP abre inscrições para contratações temporárias
Relacionadas
SME vai elaborar documento para população migrante compreender como funciona o Sistema de Ensino Municipal
Publicado em: 16/02/2024 5h25 - em Secretaria Municipal de Educação
58 CEUs promovem atividades físicas e esportivas abertas para a comunidade
Publicado em: 09/02/2024 4h45 - em Secretaria Municipal de Educação
CEUs da capital promovem programação especial de carnaval e cultura popular no mês de fevereiro
Publicado em: 09/02/2024 4h20 - em CEU e COCEU
CEU Vila Rubi oferece cursos de capacitação e empreendedorismo
Publicado em: 09/02/2024 3h00 - em Secretaria Municipal de Educação
Prefeito de SP vistoria obras de construção da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Jorge Jones, na Zona Leste
Publicado em: 09/02/2024 12h45 - em Secretaria Municipal de Educação