Notícias
Projeto “Brincar Juntos” promove interação entre alunos da EMEI Rio Branco e da EMEF Joaquim Bento
Iniciativa incentiva a troca de vivências e saberes para estudantes e educadores
Publicado em: 14/12/2016 16h07 | Atualizado em: 30/11/2020
A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Barão do Rio Branco e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Joaquim Bento Alves de Lima Neto, ambas da Diretoria Regional de Educação (DRE) Capela do Socorro, começaram a promover em conjunto o projeto “Brincar Juntos”. A iniciativa começou em 2016 e tem como objetivos incentivar a troca de vivências e saberes entre as crianças.
Segundo Carla Souza, Coordenadora Pedagógica da EMEI Rio Branco, o projeto surgiu a partir da necessidade de integrar os currículos e conhecer o trabalho desenvolvido nas duas unidades. “Começamos a pensar juntos em uma atividade que contribuísse com o desenvolvimento da criança, considerando seu percurso, individualidades e experiências vivenciadas na Educação Infantil e que devem ser levadas em conta no Ensino Fundamental”, explicou. O projeto “Brincar Juntos” foi a sugestão devido a proximidade entre as escolas, fato que tornaria o deslocamento de uma unidade para outra e a troca de experiências mais fácil.
No “Brincar Juntos”, os estudantes do ciclo de alfabetização da EMEF vão até a EMEI em um dia previamente combinado para brincar com os alunos menores. As brincadeiras ocorrem no parque e no pátio da unidade e são disponibilizados às crianças materiais como cordas, bambolês, bolas e cones. A ideia, segundo Carla, é estimular os pequenos a propor e criar brincadeiras, incentivando assim o protagonismo infantil e trabalhando o ato do brincar como principal forma de expressão e compreensão do mundo.
De acordo com a Coordenadora, as crianças da EMEI ficam ansiosas esperando o dia de visita dos alunos da EMEF. Quando o dia chega, são os próprios estudantes que apresentam os espaços da escola. “O diálogo entre as duas unidades, no entanto, não é de algo novo. Ele já vem acontecendo desde 2014 por meio de outros projetos como, por exemplo, o de leitura compartilhada”, destaca Carla.
Carla afirma que os encontros estão proporcionando resultados positivos. Para ela, receber outros alunos na escola promove experiências de trocas de vivências e saberes e dá às crianças a oportunidade de serem autônomas e responsáveis por receber e cuidar do outro. “A troca entre os professores também é muito significativa, pois estas visitas dão a possibilidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo outro, bem como as dificuldades, os desafios e soluções encontradas no dia a dia”, destaca.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal de São Paulo inicia atualização do Currículo da Cidade com escuta de educadores e estudantes
Secretaria Municipal de Educação
FLI Sampa agita a cena literária de São Paulo em agosto
Secretaria Municipal de Educação
SME disponibiliza orientações para o Agosto Indígena nas unidades educacionais da Rede Municipal
Diretoria Regional de Educação Penha
Prefeitura inaugura CEU Padre Ticão com modelo inédito de PPP e foco sustentável
Secretaria Municipal de Educação
Mais de 400 professores estão participando de formação imersiva para o Rolê Agroecológico
Secretaria Municipal de Educação
Ensino de Música é ampliado com liberação de recursos financeiros para contratação de instrutores de música
Relacionadas

Seleção de Tutores Presenciais – Especialização em Ensino de Matemática no Ensino Médio
Publicado em: 05/11/2014 3h45 - em Secretaria Municipal de Educação

Pesquisa de Demanda para 2015 – UAB
Publicado em: 04/11/2014 3h59 - em Secretaria Municipal de Educação

Aula inaugural dos cursos da UFF/UAB
Publicado em: 29/10/2014 1h24 - em CEU e COCEU

Aperfeiçoamentos em Educação em Direitos Humanos
Publicado em: 27/10/2014 11h34 - em CEU e COCEU

Aula inaugural das especializações oferecidas pela UFF/UAB
Publicado em: 03/10/2014 1h28 - em Secretaria Municipal de Educação