Notícias
Projeto aborda questões sobre acessibilidade por meio da fotografia
Iniciativa realizada na EMEF Prof. Aurélio Arrobas Martins estimula a percepção dos estudantes sobre a escola e seu entorno
Publicado em: 25/03/2019 14h43 | Atualizado em: 30/11/2020Por meio de projeto realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Aurélio Arrobas Martins, da Diretoria Regional de Educação Itaquera (DRE-IQ), a professora de Arte Natalia Fernandes usou a fotografia como ferramenta de percepção do entorno da comunidade escolar. No trabalho realizado com os alunos, ela faz um convite à valorização dos detalhes do cotidiano, sensibilizado os olhares para que se reconheçam através da própria história e a do seu entorno. “O projeto foi implementado na unidade no ano de 2016, mas só em 2018 foi reformulado e ganhou o protagonismo dos alunos do 9º ano no desenvolvimento do Trabalho Colaborativo Autoral (TCA)”, explica Natalia.
O projeto leva o nome “Meu território, meu olhar – acessibilidade” e busca revelar, por meio do olhar dos estudantes, os pontos que podem ser melhorados tanto na escola como em seu entorno, fazendo com que os alunos assumam o papel de protagonistas e responsáveis por propor mudanças e ações. A professora realizou atividades que tiveram o olhar voltado para as dificuldades vividas pelos colegas com deficiência.
Natalia conta que os estudantes envolvidos no projeto perceberam que os alunos com deficiência não conseguiam acessar todos os espaços da escola. Incomodados com essa realidade, iniciaram um trabalho de registros por meio de fotos e vídeos para visualizar e abrir reflexões e conversas sobre o assunto, principalmente sobre as dificuldades no acesso às aulas de Educação Física e à sociabilização no intervalo.
A partir das constatações, os alunos propuseram algumas ações para mudar essa realidade. “Por exemplo, adotamos o “Intervalo Acessível”, quando uma ou duas vezes na semana os alunos tomavam o lanche juntos em um lugar acessível para todos, bem como realizavam aulas de Educação Física adaptadas, com atividades dentro da sala de aula”, explica a professora. “Depois de apresentarmos nosso TCA, fomos escolhidos pela DRE Itaquera para partilhar nosso trabalho no encontro estudantil realizado no CEU Aricanduva. Após essa apresentação, o Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAI) da DRE Itaquera nos convidou pra conhecermos o Centro Paralímpico, o que foi uma experiência fantástica pra nós”, conta Natália.
O trabalho também resultou em um vídeo, que pode ser acessado neste link.
Notícias Mais Recentes
Bom de Prova
Estudante Bom de Prova compartilha dicas de estudos
CEU e COCEU
Outubro reúne apresentações culturais em CEUs de São Paulo
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Estudantes dos 9ºs anos da EMEF Prof. Giuseppe Tavolaro exploram o Teorema de Pitágoras em circuito interativo
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Projeto “Criança Monitora” fortalece empatia e cuidado na EMEI Ministro Aliomar Baleeiro
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Setembro Amarelo e Azul: DRE São Miguel organiza seminário de educação especial
Diretoria Regional de Educação São Miguel
Professores de Ciências da DRE São Miguel encerram curso com montagem de telescópio
Relacionadas

Bom de Prova: EMEF promove integração para fortalecer participação nas avaliações externas
Publicado em: 06/10/2025 2h48 - em Bom de Prova

Circuito SPCine participa da Viradinha com sessões gratuitas nos CEUs para toda a família
Publicado em: 03/10/2025 4h12 - em Secretaria Municipal de Educação

Estudantes do MOVA participam de atendimento oftalmológico no CEU Jambeiro
Publicado em: 03/10/2025 11h24 - em Diretoria Regional de Educação Freguesia/Brasilândia

CEI 13 de maio aposta em projeto “Os Territórios” para promover interação entre as crianças de diferentes idades
Publicado em: 03/10/2025 8h00 - em Diretoria Regional de Educação Ipiranga

Projetos esportivos fortalecem habilidades e fomentam a inclusão nas unidades da DRE Guaianases
Publicado em: 02/10/2025 3h41 - em Diretoria Regional de Educação Guaianases