Notícias

Projeto aborda questões sobre acessibilidade por meio da fotografia

Iniciativa realizada na EMEF Prof. Aurélio Arrobas Martins estimula a percepção dos estudantes sobre a escola e seu entorno

Publicado em: 25/03/2019 14h43 | Atualizado em: 30/11/2020

AURELIO_ARROBAS_740x430.jpg

Por meio de projeto realizado na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Professor Aurélio Arrobas Martins, da Diretoria Regional de Educação Itaquera (DRE-IQ), a professora de Arte Natalia Fernandes usou a fotografia como ferramenta de percepção do entorno da comunidade escolar. No trabalho realizado com os alunos, ela faz um convite à valorização dos detalhes do cotidiano, sensibilizado os olhares para que se reconheçam através da própria história e a do seu entorno. “O projeto foi implementado na unidade no ano de 2016, mas só em 2018 foi reformulado e ganhou o protagonismo dos alunos do 9º ano no desenvolvimento do Trabalho Colaborativo Autoral (TCA)”, explica Natalia.

O projeto leva o nome “Meu território, meu olhar – acessibilidade” e busca revelar, por meio do olhar dos estudantes, os pontos que podem ser melhorados tanto na escola como em seu entorno, fazendo com que os alunos assumam o papel de protagonistas e responsáveis por propor mudanças e ações. A professora realizou atividades que tiveram o olhar voltado para as dificuldades vividas pelos colegas com deficiência.

Natalia conta que os estudantes envolvidos no projeto perceberam que os alunos com deficiência não conseguiam acessar todos os espaços da escola. Incomodados com essa realidade, iniciaram um trabalho de registros por meio de fotos e vídeos para visualizar e abrir reflexões e conversas sobre o assunto, principalmente sobre as dificuldades no acesso às aulas de Educação Física e à sociabilização no intervalo.

A partir das constatações, os alunos propuseram algumas ações para mudar essa realidade. “Por exemplo, adotamos o “Intervalo Acessível”, quando uma ou duas vezes na semana os alunos tomavam o lanche juntos em um lugar acessível para todos, bem como realizavam aulas de Educação Física adaptadas, com atividades dentro da sala de aula”, explica a professora. “Depois de apresentarmos nosso TCA, fomos escolhidos pela DRE Itaquera para partilhar nosso trabalho no encontro estudantil realizado no CEU Aricanduva. Após essa apresentação, o Centro de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAI) da DRE Itaquera nos convidou pra conhecermos o Centro Paralímpico, o que foi uma experiência fantástica pra nós”, conta Natália.

O trabalho também resultou em um vídeo, que pode ser acessado neste link.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Imagem de uma perua escolar com crianças e o motorista dentro. Na porta e lateral do veículo está escrito:
Fotografia em primeiro plano de um menino olhando para lente da câmera fotográfica. Ele está sentado à mesa com um tabuleiro de xadrez sobre ela. A criança está usando blusa e colete verde. Ao fundo outras mesas com tabuleiros de xadrez e outras crianças sentadas.

SME retoma os Festivais de Xadrez presencialmente

Publicado em: 09/05/2022 8h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Ambiente escolar com uma funcionária fazendo atendimento ao público

SME convoca 190 Auxiliares Técnicos de Educação

Publicado em: 06/05/2022 12h30 - em Concurso

825x470

Sessão solene marca posse de novos conselheiros municipais de Educação

Publicado em: 05/05/2022 8h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Figuras de três pessoas: uma menina negra com cabelo curto e blusa azul, um rapaz branco de óculos, com um topete no cabelo, vestindo blusa amarela e outro rapaz branco com barba e cabelo pro lado, de blusa laranja.
1 2 3 4 5 1.237