Notícias
Programação da Semana Municipal do Brincar começa neste sábado (21)
Há opções de atividades em toda a capital, incluindo eventos presencial e online
Publicado em: 18/05/2022 18h58 | Atualizado em: 18/05/2022
A Semana Municipal do Brincar será realizada entre os dias 21 e 28 de maio, alinhada à Semana Mundial do Brincar. Neste ano, o tema do evento é “Confiar na força do Brincar”.
Esta é uma iniciativa que integra o calendário oficial da Cidade e se articula com as políticas públicas que buscam garantir um dos mais importantes direitos da primeira infância: o direito ao brincar. Assim como nas edições anteriores, ela busca visibilizar a cultura da primeira infância e mobilizar a sociedade em torno da importância do desenvolvimento integral das crianças.
As atividades da semana são abertas, gratuitas e variadas com o objetivo de atingir as crianças e também todos/as aqueles/as que convivem com elas e querem fortalecer sua função social do cuidado. Também são voltadas aqueles que se interessam pela cultura do brincar e que atuam profissionalmente na promoção de políticas públicas voltadas para a infância, sua proteção integral e a garantia do direito ao brincar.
A iniciativa reúne atividades propostas pelas secretarias de Governo, Educação, Assistência Social, Saúde, Direitos Humanos e Cidadania, Inovação e Tecnologia, que compõem a Comissão Técnica da Primeira Infância, e por outras pastas, como Cultura, Esportes e Lazer e Verde e Meio Ambiente, que serão ofertadas de forma descentralizada em espaços e equipamentos públicos diversos.
Rodas com especialistas
Além da programação presencial, que é aberta e gratuita e inclui contação de histórias, atividades esportivas e oficinas para as crianças, a programação online contará com vídeos com propostas de brincadeiras para crianças, produzidos pelos Serviços de Assistência Social à Família (SASFs), da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, e rodas de conversa com profissionais e especialistas.
A primeira roda será voltada a todos que convivem com crianças – famílias, cuidadores/as, educadores/as e demais profissionais – para discussão sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil e humano. O segundo encontro será destinado a gestores/as públicos/as e tratará da institucionalização de políticas que favorecem o direito ao brincar e a proteção integral da infância.
Há opções presencial e online em toda a cidade. Os eventos virtuais serão transmitidos no Canal do Youtube da Primeira Infância.
Acesse a página da Semana Municipal do Brincar.
Confira a programação completa da Semana Municipal do Brincar 2022.
Notícias Mais Recentes
CEI Amigo do Peito
CEI Coração de Maria da DRE Ipiranga recebe prêmio nacional do FNDE por projeto sobre aleitamento materno
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Relacionadas
Dialogando com os gestores na educação infantil e no ciclo de alfabetização
Publicado em: 04/04/2016 3h52 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé
Seminário de Lançamento do Projeto Arca de Ébano
Publicado em: 04/04/2016 3h51 - em CEU e COCEU
Reflexões sobre o exercício da docência com os bebês
Publicado em: 04/04/2016 3h50 - em Diretoria Regional de Educação Butantã
EMEF Lourenço Filho promove semana de conscientização sobre o autismo
Publicado em: 04/04/2016 3h39 - em Diretoria Regional de Educação Jaçanã/Tremembé
CIEJA Itaquera abre processo seletivo para professor
Publicado em: 04/04/2016 12h17 - em Diretoria Regional de Educação Itaquera