Notícias
Programa de atendimento oftalmológico da Prefeitura de São Paulo segue avançando nas escolas municipais
Neste mês as escolas da região do Ipiranga começam a receber os atendimentos para avaliar a saúde ocular dos estudantes
Publicado em: 22/05/2024 15h28 | Atualizado em: 22/05/2024
Para examinar a saúde ocular dos estudantes da Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RME) o Programa Avança Saúde Escolar Oftalmologia, organizado pela Secretaria Municipal de Educação, segue avançando nas escolas. Neste mês, as unidades da Diretoria Regional de Ensino (DRE) Ipiranga serão contempladas. Na última quinta-feira (16) os Secretários Municipais de Educação, Fernando Padula, e da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, acompanharam os atendimentos na EMEF Ruth Lopes, localizada na Vila Zelina.
A proposta do Programa Avança Saúde Escolar Oftalmologia é examinar a saúde ocular de mais de 423 mil estudantes matriculados na Rede Municipal. A iniciativa almeja aprimorar o rendimento acadêmico ao proporcionar serviços oftalmológicos gratuitos, como a distribuição de óculos, assistência hospitalar e intervenções de acordo com a necessidade de cada um.
Desde dezembro do último ano já foram contempladas mais de 50 escolas e 23 mil atendimentos. A previsão é cobrir todas as Escolas de Ensino Fundamental (EMEFs). Está em andamento o atendimento nas unidades da DRE Pirituba/Jaraguá, São Mateus e Butantã. As famílias dos estudantes podem procurar a secretaria da unidade para saber mais informações e o cronograma de atendimento.
A ação das Secretarias Municipais de Educação e de Saúde, é viabilizada por meio de uma parceria com o Instituto Suel Abujamra e conta com uma equipe especializada composta por três auxiliares, um auxiliar de enfermagem e um tecnólogo oftálmico, responsáveis pela triagem oftalmológica dos estudantes.
Os estudantes passam por uma série de exames para avaliar a situação da saúde ocular, aqueles que tiverem a necessidade de prescrição de óculos têm a oportunidade de escolher a própria armação. Caso seja encontrada alguma patologia ocular, como estrabismo, é realizado um encaminhamento para o Instituto Suel Abujamra para atendimento hospitalar.
As crianças e adolescentes que recebem prescrição de óculos são auxiliados por um técnico de óptica na escolha da armação e na realização das medidas necessárias para sua confecção. No momento da entrega, as armações serão adaptadas ao rosto de cada estudante, garantindo conforto e qualidade visual.
“A saúde ocular é fundamental no processo de aprendizagem. Permitir um diagnóstico precoce e assertivo também ajuda a combater a evasão escolar e garantir todas as condições necessárias para o pleno desenvolvimento dos nossos estudantes. É a integração de políticas públicas que faz a diferença para as famílias”, destacou o Secretário Padula.
Notícias Mais Recentes
Secretaria Municipal de Educação
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Alimentação Escolar
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
CEU e COCEU
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Diretoria Regional de Educação São Mateus
Projeto trabalha ações de empatia, cuidado e respeito ao próximo
Relacionadas
Rede Municipal celebra Dia da Música Clássica com homenagem ao maestro João Carlos Martins
Publicado em: 24/06/2026 3h58 - em Secretaria Municipal de Educação
Leve Leite reforça cuidado e nutrição de cerca de 350 mil estudantes da Rede Municipal
Publicado em: 24/06/2026 11h05 - em Secretaria Municipal de Educação
SME abre seleção para 71 vagas de Secretário Acadêmico dos Polos de Formação nos CEUs
Publicado em: 23/06/2026 3h48 - em Secretaria Municipal de Educação
Alimentação escolar é tema de formação na DRE São Mateus
Publicado em: 23/06/2026 3h00 - em Alimentação Escolar
Qualificação profissional chega aos CEUs da Zona Leste
Publicado em: 23/06/2026 12h11 - em CEU e COCEU