Notícias

Professores Orientadores de Sala de Leitura participam de Formação Inicial

Evento reuniu POSLs ingressantes para discutir a mediação de leitura, a literatura e a organização do trabalho

Publicado em: 28/05/2018 14h26 | Atualizado em: 30/11/2020

prof_sala_leitura_formacao_740_x_430.jpg

A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Núcleo Técnico de Currículo-Sala e Espaço de Leitura (NTC-SAEL), realizou o evento de Formação inicial para Professores Orientadores de Sala de Leitura (POSLs) ingressantes, nos dias 21 e 22 de maio de 2018. A iniciativa reuniu no Auditório da Secretaria Municipal de Educação cerca de 180 POSLs que ingressaram na função a partir de março de 2017.

A formação buscou esclarecer as atribuições da função e as especificidades na composição de jornada a partir da legislação e das propostas curriculares vigentes, além de possibilitar aos POSLs iniciantes uma fundamentação teórica básica, a articulação com o Currículo da Cidade e a apresentação de relatos de práticas bem sucedidas de professores que já desenvolvem trabalhos nas salas de leitura e o contato com escritores.

Com oito horas de duração divididas em dois dias, o evento contou com a participação de palestrantes convidados. Celinha Nascimento, que já atuou como formadora da Sala e Espaço de Leitura, conversou com os professores sobre a função humanizadora da literatura e o papel fundamental do POSL como mediador de leitura. A escritora e ilustradora Patrícia Auerbach apontou aspectos importantes a serem considerados no trabalho com a leitura de livros ilustrados e livros de imagens. A escritora Heloísa Pires Lima refletiu sobre as potencialidades da literatura na discussão das questões étnico-raciais. Beth Cardoso, professora universitária na área de Literatura e Crítica Literária e autora de livros infanto-juvenis, abordou a literatura como direito humano e o trabalho com o livro literário na escola. O premiado escritor Cristino Wapichana fez um relato de seu processo criativo e as relações com suas raízes indígenas.

Além dos palestrantes convidados, o evento contou com a participação de professores da Rede Municipal de Ensino (RME). A apresentação cultural ficou a cargo da POSL Cassilene Pomin (DRE Capela do Socorro), que realizou a contação da história da vida de Frida Kahlo. Silvânia Francisca de Jesus (DRE Pirituba/Jaraguá) sintetizou os resultados de sua dissertação de mestrado, que teve como tema a formação de POSLs e as literaturas afro-brasileira e indígena. Já Carlos Barros (DRE São Miguel Paulista) relatou sua trajetória como escritor e indicou aspectos significativos da sua atuação como POSL.

A articulação da Sala e Espaço de Leitura com o Currículo da Cidade foi destacada nas falas de Adriana Carvalho e Cláudia Abrahão, do Núcleo Técnico de Currículo. Nágila Polido e Maria Selma Maia, do Núcleo Sala e Espaço de Leitura, discutiram as especificidades da organização do trabalho dos POSLs a partir do histórico do Programa e da legislação vigente, apresentada no livreto com informações básicas entregue aos ingressantes. Maria Sueli Gonçalves (Suelizinha) e Samir Mustapha, da Academia Estudantil de Letras (AEL), também trouxeram informações importantes sobre o projet AEL, que tem como tema a literatura.

Veja a galeria de fotos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

banner de divulgação do Maio Trabalhadores Da Cultura

SME promove atividades culturais em maio que celebram os trabalhadores

Publicado em: 28/04/2021 11h10 - em CEU e COCEU

Semana Estudo E Leitura

10° Semana de Estudo e Leitura

Publicado em: 27/04/2021 5h41 - em Diretoria Regional de Educação Santo Amaro

fotografia de diversas Mascaras N95 embaladas

Escolas municipais de São Paulo recebem doação de 160 mil máscaras KN95 

Publicado em: 26/04/2021 7h35 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem de um teclado preto com dedos da mão direita em movimento de digitação

Novos coordenadores pedagógicos receberão formação inicial promovida pela SME 

Publicado em: 23/04/2021 8h29 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem traz o texto: Diálogos com o NAAPA - A construção do trabalho coletivo na escola: reflexões e proposições

Conheça o segundo caderno da Série Diálogos com o NAAPA

Publicado em: 23/04/2021 7h09 - em NAAPA

1 345 346 347 348 349 1.494