Notícias

Conheça o segundo caderno da Série Diálogos com o NAAPA

Material traz contribuições sobre a construção do trabalho coletivo na escola

Publicado em: 23/04/2021 7h09 | Atualizado em: 26/04/2021

 

Imagem traz o texto: Diálogos com o NAAPA - A construção do trabalho coletivo na escola: reflexões e proposições

Neste mês, a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, por meio do Núcleo de Apoio e Acompanhamento para a Aprendizagem (NAAPA), lançou a Série Diálogos com o NAAPA. Hoje, divulgamos o segundo volume A construção do trabalho coletivo na escola: reflexões e proposições. O material faz parte da coleção de cinco volumes que abordam múltiplos temas relacionados ao contexto educacional e ao período da pandemia.

O segundo caderno está voltado à construção do trabalho coletivo na escola, apontando para as características inerentes a esta formação, bem como da sua dinâmica em constante processo. Para tanto, refletir acerca desta organização demanda a audição de todas as vozes que compõem o espaço formativo da escola na busca de objetivos comuns.

Considerando este difícil tempo da pandemia, momento em que os encontros se dão de forma híbrida, o coletivo da escola ocupa um papel central na discussão e nos encaminhamentos do projeto político pedagógico da unidade educacional, como também na articulação de práticas transformadoras, uma vez que os desdobramentos originados pela pandemia impactam, de maneira acentuada, a vida de muitos educadores e estudantes.

No tempo marcado por tantas incertezas, o trabalho conjunto pode auxiliar na redescoberta do espaço educacional e na busca de um projeto comum, ações indispensáveis na proposição de estratégias que garantam o acesso, a permanência, aprendizagens e desenvolvimento aos bebês, crianças e adolescentes.

Acesse o Volume 2 – A construção do trabalho coletivo na escola: reflexões e proposições

Série Diálogos com o NAAPA

A Série Diálogos com o NAAPA originou-se a partir de diversos encontros entre o NAAPA e a comunidade escolar durante os meses de março a dezembro de 2020. Os encontros promovidos pelas equipes tinham como objetivo inicial ouvir os profissionais da Educação a respeito do impacto causado pelo distanciamento do espaço educacional, bem como refletir acerca de estratégias para ressignificar a experiência docente, compreendendo a necessidade de se reinventar num tempo em que o contato com o outro nos é restrito.

Os assuntos contemplam os sentimentos de ansiedade e medo, a construção do trabalho coletivo na escola, vulnerabilidade para além da desigualdade social, adolescência e, também, a oferta de práticas pedagógicas que contemplem as necessidades dos estudantes com doença crônica ou submetidos a tratamentos de longa duração pela Pedagogia Hospitalar. Os cadernos possuem um formato curto, disponibilizados tanto na versão digital, quanto impressa.

Toda semana um novo volume será divulgado no Portal SME e estará disponível online para leitura e download. Em breve, acompanhe as próximas publicações:

Volume 3

Vulnerabilidade e Educação

Volume 4

Adolescentes e educadores construindo relações dialógicas mediadas pela arte

Volume 5

Pedagogia Hospitalar: aprendizagens, saberes e afetos

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Fotografia de uma professora escrevendo na lousa.

SME abre inscrições para contratação temporária de professores

Publicado em: 08/08/2022 3h07 - em Secretaria Municipal de Educação

banner com logomarca da FLICEUs Festa Literária dos CEUs

30 CEUS recebem Festa Literária entre os meses de agosto e outubro

Publicado em: 08/08/2022 11h42 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia com o fundo de terra, no centro a muda de uma planta com duas folhas verdes e, ao seu redor, as mão de três pessoas formando um círculo ao seu redor, sobre um pequeno monte de terra.
Fotografia de duas crianças pequenas se alimentando em um ambiente escolar

Práticas da Educação Municipal são apresentadas na Semana da Primeira Infância

Publicado em: 05/08/2022 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Ptrf

Confira aqui os valores do PTRF recebidos pelas escolas municipais em 2021

Publicado em: 05/08/2022 5h37 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.260