Notícias

10° Semana de Estudo e Leitura

Confira algumas novidades que ocorreram na semana comemorativa em São Paulo

Publicado em: 27/04/2021 17h41 | Atualizado em: 09/09/2022
Semana Estudo E Leitura

Entre os dias 12 e 16 de abril deste ano, acontece a 10° Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura na cidade de São Paulo. O evento consiste em diversas ações praticadas por AELs (Academia Estudantil de Letras) e professores relacionados a estudar a literatura, artes e conhecimentos no geral. Nesta semana, quem ganha mais são os estudantes, que recebem a oportunidade de participar de atividades como: contação de histórias, saraus, roda de leitura, palestras, debates, entre muitas outras. 

Considerando todos os incentivos realizados durante essa semana, a AEL Teruko Oda merece atenção. Desenvolvido pela professora Lourdes Basilio, na EMEBS (Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos) Anne Sullivan, foram realizadas algumas ações, como a inclusão dos estudantes em eventos com temática literária, como uma competição de Haicais, com o objetivo de fazer os estudantes surdos participarem de forma ativa. Confira o vídeo com o relato de um dos estudantes e da professora. 

Haicai é um gênero de poesia, originada no Japão, em que os poemas são curtos, com duas ou três linhas, sem título ou rimas necessárias. Haicai do Mundo é um exemplo de concurso incluído no projeto da professora. Neste caso, dois estudantes da EMEBS conseguiram uma vaga no livro oficial do concurso e terão seu Haicai exibido para todos os países participantes, como Japão, Itália, França, China, entre outros. “Os surdos podem fazer o que quiserem, inclusive escrever poesia”, disse Lourdes sobre o sucesso dos estudantes em seu projeto. 

A Semana de Leitura é importante por ressaltar que todos e todas têm direito à literatura, visto que a literatura é um direito inalienável. Além de ajudar os estudantes a buscar conhecimento e escrever de novas maneiras, possibilita novos caminhos para o conhecimento e diversão dos mesmos. Portanto, as AELs somam para a oportunização de experiências escolares significativas para todos e todas estudantes.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

imagem com o texto Esse Lugar Que Tanto Amo

Embaixada da França promove ações voltadas para profissionais da educação

Publicado em: 06/12/2022 4h24 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra 5 estudantes sentados. Na frente deles há um tecido no chão, com cestas com frutas de brinquedo e livros em cima

Escola da Rede Municipal de SP monta barraca literária em feira livre

Publicado em: 06/12/2022 3h57 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de uma estudante negra, ela está concentrada escrevendo no livro sobre sua mesa.

Está aberto período de inscrição para estudantes do Ensino Fundamental e Médio

Publicado em: 05/12/2022 12h43 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia de estudantes correndo em aralimpíada

Estudantes da Rede Municipal são destaque nas Paralímpiadas Escolares 2022

Publicado em: 05/12/2022 12h06 - em Secretaria Municipal de Educação

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

EMEF cria escape room sobre mitologia grega para estimular o raciocínio lógico dos estudantes

Publicado em: 02/12/2022 1h47 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.301