Notícias

10° Semana de Estudo e Leitura

Confira algumas novidades que ocorreram na semana comemorativa em São Paulo

Publicado em: 27/04/2021 17h41 | Atualizado em: 09/09/2022
Semana Estudo E Leitura

Entre os dias 12 e 16 de abril deste ano, acontece a 10° Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura na cidade de São Paulo. O evento consiste em diversas ações praticadas por AELs (Academia Estudantil de Letras) e professores relacionados a estudar a literatura, artes e conhecimentos no geral. Nesta semana, quem ganha mais são os estudantes, que recebem a oportunidade de participar de atividades como: contação de histórias, saraus, roda de leitura, palestras, debates, entre muitas outras. 

Considerando todos os incentivos realizados durante essa semana, a AEL Teruko Oda merece atenção. Desenvolvido pela professora Lourdes Basilio, na EMEBS (Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos) Anne Sullivan, foram realizadas algumas ações, como a inclusão dos estudantes em eventos com temática literária, como uma competição de Haicais, com o objetivo de fazer os estudantes surdos participarem de forma ativa. Confira o vídeo com o relato de um dos estudantes e da professora. 

Haicai é um gênero de poesia, originada no Japão, em que os poemas são curtos, com duas ou três linhas, sem título ou rimas necessárias. Haicai do Mundo é um exemplo de concurso incluído no projeto da professora. Neste caso, dois estudantes da EMEBS conseguiram uma vaga no livro oficial do concurso e terão seu Haicai exibido para todos os países participantes, como Japão, Itália, França, China, entre outros. “Os surdos podem fazer o que quiserem, inclusive escrever poesia”, disse Lourdes sobre o sucesso dos estudantes em seu projeto. 

A Semana de Leitura é importante por ressaltar que todos e todas têm direito à literatura, visto que a literatura é um direito inalienável. Além de ajudar os estudantes a buscar conhecimento e escrever de novas maneiras, possibilita novos caminhos para o conhecimento e diversão dos mesmos. Portanto, as AELs somam para a oportunização de experiências escolares significativas para todos e todas estudantes.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Três crianças estão pintando uma faixa. Atrás dela há uma mulher orientando elas.
Fotografia mostra parte do rosto de duas pessoas que estão estudando atrás de uma mesa com livros e cadernos.
Montagem com três fotos. A da esquerda mostra uma mulher negra com a mãe no cabelo, que está preso. No meio vemos um homem negro com braços cruzados. Na esquerda há uma mulher negra de cabelo solto e mão no queixo.

Projeto Pérola Negra leva maquiagem, produção e fotos profissionais à comunidade escolar negra

Publicado em: 22/09/2023 9h00 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de um homem negro sorrindo de braços cruzados na frente de uma lousa com equações matemáticas.

SME divulga resultados definitivos de provas práticas e avaliação de títulos para concurso público

Publicado em: 21/09/2023 3h27 - em Secretaria Municipal de Educação

Imagem com cartaz de divulgação da 20ª Semana de Alfabetização do MOVA-SP 2023 - Combatendo Preconceito para Transformação Social

SME realiza a 20ª Semana de Alfabetização do MOVA-SP

Publicado em: 21/09/2023 12h17 - em Secretaria Municipal de Educação

1 2 3 1.383