Notícias

Novos coordenadores pedagógicos receberão formação inicial promovida pela SME 

Educadores que assumem o cargo acessarão o curso “Identidades Profissionais em Construção: A Coordenação Pedagógica na Rede Municipal de São Paulo”  

Publicado em: 23/04/2021 20h29 | Atualizado em: 30/04/2021
Imagem de um teclado preto com dedos da mão direita em movimento de digitação

Entre os meses de maio e dezembro, os servidores da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo aprovados para ocuparem cargos de coordenadores pedagógicos nas Unidades Educacionais terão acesso ao curso “Identidades Profissionais em Construção: a Coordenação Pedagógica na Rede Municipal de São Paulo”.

Essa é a primeira vez que os novos ocupantes das coordenações pedagógicas receberão uma formação inicial para os cargos. No dia 9 de abril, cerca de 800 professores da rede municipal que participaram do concurso de acesso foram nomeados e tiveram seus nomes divulgados no Diário Oficial do Município.

O conteúdo foi elaborado pelos profissionais da Coordenadoria Pedagógica (COPED), com assessoria das especialistas Vera Placco e Vera Trevisan. O curso tem por objetivo favorecer a reflexão sobre o papel desse gestor, bem como construir e apoiar as rotinas de trabalho, visando fortalecer sua prática no cotidiano da escola como formador, articulador e transformador.

Os candidatos aprovados serão convocados nos próximos dias para o curso por meio de publicação feita no Diário Oficial do Município. O conteúdo poderá ser acessado pelos servidores que assumam funções na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, EJA (Educação de Jovens e Adultos) e Educação Especial.

Entre os temas abordados estarão “O Plano de Trabalho do Coordenador Pedagógico”, “Gestão Democrática e seus Colegiados”, “Formação Continuada na Escola”, “O Coordenador Pedagógico como Gestor do Currículo da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos”, “O Coordenador Pedagógico e a Educação Especial”, “O Coordenador Pedagógico e o Acompanhamento, a Recuperação e a Avaliação das Aprendizagens”, e “O Coordenador Pedagógico e a Educação Integral”.

A edição número 5 da Revista Magistério, produzida pela própria Secretaria, traz artigos que já podem ser lidos e que servem como subsídio para o trabalho dos coordenadores pedagógicos.

Notícias Mais Recentes

Relacionadas

Um professor segura o braço de uma estudante que sobe em uma corda. Ao fundo, uma floresta e um rio.

Estudantes da Rede Municipal visitam Polo de Ecoturismo de São Paulo

Publicado em: 18/04/2024 6h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Fotografia mostra seis pessoas sentadas em uma bancada vermelha, atrás deles se lê

Secretaria Municipal de Educação promove encontro formativo para educadores sobre proteção escolar

Publicado em: 18/04/2024 3h16 - em Secretaria Municipal de Educação

Uma criança com uniforme da prefeitura toca em um tablet em cima de uma mesa

Estudantes da Rede Municipal de Ensino ganham recurso para aprender Matemática

Publicado em: 18/04/2024 2h07 - em Secretaria Municipal de Educação

Foto de estudante usando notebook da escola.
Fotografia mostra duas mãos pegando pedrinhas coloridas que formam um coração cheio de predas nas cores amarela, vermelha e azul.
1 2 3 1.440