Notícias
Professora ensina crianças interpretando personagens que marcaram a história
A cantora e atriz Carmen Miranda foi a personagem escolhida para dialogar com os alunos
Publicado em: 29/08/2017 12h26 | Atualizado em: 30/11/2020
O projeto, intitulado Reavivando Carmen Miranda: a pequena notável para além da sala de aula, nasceu na época do carnaval pela busca da professora em trabalhar com um tema que representasse a manifestação da cultura popular brasileira e pudesse quebrar os estereótipos que as crianças já traziam para dentro da sala de aula. “Dentre os diversos carnavais que existem no Brasil, acreditei que trabalhar com a figura da Carmen Miranda seria uma forma significativa de abordar o assunto com as crianças”, observa Carolina.
O projeto tinha a previsão de ser trabalhado apenas no período do carnaval, porém acabou se estendendo por conta do interesse e participação dos alunos. “Eles cantavam as músicas de Carmen diariamente. O momento decisivo para que o projeto continuasse foi quando alguns pais vieram me relatar que as crianças estavam querendo saber mais sobre a vida de Carmen e pediam para procurar na internet. Ao me vestir, percebi que as crianças ficavam intrigadas e, ao mesmo tempo, encantadas”, diz a professora.
A escola e a comunidade atuaram como parceiros colaboradores do projeto, desde a interação com a turma, enquanto a professora se ausentava para se preparar com a personagem, até o processo de maquiagem e customização das roupas feitas pelas mães dos alunos.
De acordo com a fala da diretora da escola, Márcia Ferreira, na exibição da matéria em vídeo feita sobre o projeto, esse trabalho cria uma memória que a criança nunca mais vai esquecer. “Se um dia ela tiver uma referência e ouvir falar sobre a Carmen Miranda, dificilmente ela não terá a imagem da professora vestida, da música, da dança, de quem foi ela e o que ela fez”, comenta Márcia.
Em 2015, a professora havia se vestido de Frida Kahlo e já pensava em trazer para os alunos outras mulheres que influenciaram a história. “Percebi que trazer figuras femininas levanta questionamentos importantes com as crianças. No próximo projeto que estou realizando, vou trazer a figura de mais uma mulher que rompeu paradigmas. Neste novo projeto, estamos fazendo uma conexão entre a escola e o Fablab livre São Paulo e trabalhando o entorno da escola, que está próximo à Praça Ayrton Senna. Temos discutido sobre meios de transporte, educação para o trânsito e como podemos ressignificar a pista de carrinhos desativada dentro da escola”, revela Carolina.
Notícias Mais Recentes
Diretoria Regional de Educação Penha
Projeto Educa Verde mobiliza comunidade escolar da DRE Penha em ação ambiental com arrecadação de tampas e lacres
Secretaria Municipal de Educação
Olho na COP 30: Estudantes da Rede Municipal de São Paulo são homenageados por produções sobre sustentabilidade
Secretaria Municipal de Educação
Série “Diálogos Formativos” promove reflexão sobre liderança e identidade na construção da política educacional
CEU e COCEU
CEUs recebem astronautas para compartilhar vivências com estudantes da Rede Municipal
Secretaria Municipal de Educação
Professores em readaptação funcional terão mais flexibilidade para optar pela JEIF
Bom de Prova
PDE reforça importância das avaliações externas nas unidades educacionais
Relacionadas
Plateia SME – MORTE ACIDENTAL DE UM ANARQUISTA
Publicado em: 04/03/2016 11h21 - em CEU e COCEU
Plateia SME – ingressos para Antes Tarde Do Que Nunca, O Alvo,Visitando O Sr. Green, Ah Com Quem Será, Pedro e o Lobo,Carnaval dos Animais e outros
Publicado em: 04/03/2016 11h21 - em CEU e COCEU
Plateia SME – “Eu e ela”, “Mudança de hábito”, “Antes tarde do que nunca”
Publicado em: 04/03/2016 11h21 - em CEU e COCEU
Plateia SME – cortesias para Ballet da Cidade de São Paulo, Dias De Felicidade, Visitando O Sr. Green e outros
Publicado em: 04/03/2016 11h20 - em CEU e COCEU
Plateia SME – Edição Especial – “Mudança de hábito” e “Antes tarde do que nunca”
Publicado em: 04/03/2016 11h20 - em CEU e COCEU